Pular para o conteúdo

Linha do tempo

1996
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021

1996

A Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês inicia as atividades em 17 de junho, segunda-feira.


Convênio entre a EAFSI e as Prefeituras de Cravolândia, Santa Inês e Ubaíra permite que servidores municipais colaborem com o começo da escola.


Parceria entre a EAFSI e a EAF-Catu viabiliza a realização do primeiro concurso público para a seleção de docentes.


Início da primeira turma no curso Técnico em Agropecuária.

 

Ver mais imagens

1996

1997

A escola tem, em sua estrutura, 6 Unidades Educativas de Produção (UEP) – agricultura e zootecnia; unidades de mecanização agrícola, jardins, agroindústria, cooperativa-escola, biblioteca, 4 laboratórios (física, química, biologia e informática), alojamento (240 estudantes), refeitório, lavanderia industrial, quadra poliesportiva e salas administrativas, pedagógicas e de aula (com TV e videocassete).


Estudante da EAFSI e jovens de outras nacionalidades participam de programa educacional, proposto pelo rei espanhol, Juan Carlos I.


Primeira seleção de estudantes para ingresso nos cursos técnicos.


Primeira turma do curso Técnico em Zootecnia.

 

Ver mais imagens

1997

1998

A EAFSI promove I Mostra de Artes.

1999

A direção cria o “Jornal Expressão: Jornal da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês”.


A EAFSI forma a primeira turma do curso Técnico em Agropecuária.


Estudantes participam de I Jogos Inter Classes e I Jogos das Escolas Agrotécnicas Federais (Santa Inês, Guanambi e Senhor do Bonfim).


EAFSI avança em cursos técnicos: Informática (implantação) e Agropecuária (reconhecimento).


Parceria entre a EAFSI e a Ceplac viabiliza os cursos de piscicultura e enxertia de cacaueiro com aulas práticas na Bahia Pesca (Barragem de Pedra Jequié) e na Fazenda Rio Preto (Cravolândia).

 

Ver mais imagens

1999

2000

Eventos integrativos movimentam escola: I Encontro de Egressos e I Gincana da EAFSI.


A escola realiza a primeira pavimentação asfáltica, a construção do aprisco, da casa de mel, e conclui as obras da biblioteca.

 

Ver mais imagens

2000

2001

Estudantes doam vidros, coletados em Santa Inês, ao Hospital Aristides Maltez em Salvador.


Os cursos técnicos em Informática e Zootecnia são reconhecidos.


Santa Inês, Cravolândia, Planaltino, Maracás, Lafaiete Coutinho e Lajedo do Tabocal recebem 600 cisternas, resultado dos cursos de construção de cisternas, cuidados com a água e mitigação dos efeitos da seca (Convênio EAFSI | Secretaria de Trabalho e Ação Social da Bahia | Coordenação da Defesa Civil).

 

Ver mais imagens

2001

2002

O primeiro projeto extensionista, Fundo de Quintal, ensina como fazer hortas domésticas à comunidade periférica de Santa Inês.


Mais de 1000 pessoas no Vale do Jiquiriçá são beneficiadas com 26 cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas, como avicultura e caprinocultura de corte, redação e inglês, cooperativismo, cultura do milho e do feijão, corte e cultura, entre outros (61 turmas, convênio EAFSI | MTE | FAT).

 

Ver mais imagens

2002

2003

Estudantes e professores recuperam mata ciliar do rio Jiquiriçá, em Santa Inês, durante a Semana do Meio Ambiente.

 

Ver mais imagens

2003

2004

Inauguração do alojamento estudantil feminino.
Oficinas temáticas possibilitam que pais vivenciem situações de aprendizagem, integrando família e escola.

2005

I Semana de Atualização em Agropecuária mobiliza estudantes, servidores e parceiros.

 

Ver mais imagens

2005

2006

A Escola Federal Agrotécnica de Santa Inês elabora seu primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

2006

2007

A I Mostra de Iniciação Científica inicia o movimento de eventos científicos na Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês.


Estudantes residentes participam de atividades criativas e culturais através do projeto Interferência Visual.

 

Ver mais imagens

2007

2008

Criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e transformação da EAFSI em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês (Lei 11.892, 29/12/2008).

 

Ver mais imagens

2008

2009

O IF Baiano – Campus Santa Inês participa dos I Jogos Estudantis do IF Baiano (Senhor do Bonfim).

 

Ver mais imagens

2009

2010

O IF Baiano – Campus Santa Inês cria seus primeiros cursos superiores de Zootecnia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura) e Geografia (Licenciatura).


As cidades de Santa Inês, Jaguaquara e Maracás recebem o evento “Semana de Atualização Agropecuária”, realizado pela primeira vez de forma itinerante.


Início do projeto extensionista “”Mãe Terra””, que beneficia 1.000 famílias do Vale do Jiquiriçá através de organização comunitária, recuperação ambiental, diversificação de cultivos e segurança alimentar (Parceria IF Baiano – Campus Santa Inês e Rede de Desenvolvimento Social).


Implantação do Consultório Odontológico.

 

Ver mais imagens

2010

2011

100 mulheres do Vale do Jiquiriçá recebem formação profissional através da parceria entre o IF Baiano – Campus Santa Inês e as Prefeituras de Santa Inês, Ubaíra e Mutuípe (Programa Mulheres Mil).


Investimento na infraestrutura: construção de 5 salas de aulas e laboratórios de solos, anatomia animal, nutrição animal e alimentos (carne, leite e vegetais).


Estudantes de licenciaturas experienciam a educação básica em escolas do Vale do Jiquiriçá através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.


Início da oferta dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

 

Ver mais imagens

2011

2012

IF Baiano – Campus Santa Inês colabora na reestruturação do colegiado do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.


I Mostra de Ações Multidisciplinares inova em formato de avaliações: estudante é analisado por conteúdo e desenvolvimento científico, artístico e cultural.


Parceria entre o IF Baiano – Campus Santa Inês o e Instituto Federal do Paraná (IFPR) viabiliza cursos técnicos à distância de eventos, serviços públicos e agente comunitário de saúde.


IF Baiano – Campus Santa Inês promove I Mostra Científica de Solos.

 

Ver mais imagens

2012

2013

IF Baiano – Campus Santa Inês realiza I Novembro Negro.


População do Vale do Jiquiriçá recebe serviços de saúde (teste de glicemia, atendimento odontológico, vacinação, avaliação nutricional e exames ginecológicos) na I Feira de Saúde e Cidadania.


32 professores de Santa Inês, Itaquara e Ubaíra são certificados para atuarem com educação de surdos e libras (Promoção: IF Baiano – Campus Santa Inês | Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne).


Mudanças na estrutura do campus: pavimentação de 5.000 m², construção de área de caprinocultura e laboratório de parasitologia, reforma do refeitório e compra de ônibus.


Primeira turma do curso técnico em agropecuária na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 

Ver mais imagens

2013

2014

Nascem o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Grupo de Estudos Negros (GENE).


IF Baiano – Campus Santa Inês realiza a primeira edição do evento “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.


Mais dois eventos são lançados: I Semana de Biologia do Campus Santa Inês e “Salas Temáticas” com temas político-sociais do mundo contemporâneo.


Início de cursos próprios na modalidade de Educação à Distância – EaD: inglês e espanhol; depois, técnico em vendas e técnico em secretaria escolar.


Estudantes do ensino superior participam da aplicação do teste internacional TOEFL de proeficiência em inglês no campus.


Obras no campus: reforma na quadra poliesportiva e nos laboratórios de química e biologia; aquisição de academia ao ar livre.

 

Ver mais imagens

2014

2015

IF Baiano – Campus Santa Inês forma primeira turma de curso superior (Licenciatura em Ciências Biológicas).


IF Baiano – Campus Santa Inês realiza I Semana de Geografia.


Estudante de Zootecnia permanece 1 ano e meio na 3ª melhor faculdade do mundo da área, localizada no Canadá (Programa Ciência Sem Fronteiras).


Participação expressiva no Congresso Sulamericano de Parasitologia: ida de 22 estudantes, apresentação de 14 trabalhos e integração à comissão organizadora.


São reconhecidos os cursos superiores de Bacharelado em Zootecnia e Licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia.

 

Ver mais imagens

2015

2016

O estudante de zootecnia, Lúcio Cunha, recebe o título “Estudante 10 da Zootecnia Brasileira” da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).


Convênio entre o IF Baiano – Campus Santa Inês e a Prefeitura de Santa Inês viabiliza a criação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão para Controle de Esquistossomose no Vale do Jiquiriçá.


Formatura das primeiras turmas do Bacharelado em Zootecnia e da Licenciatura em Geografia.

 

Ver mais imagens

2016

2017

IF Baiano – Campus Santa Inês realiza formação de professores de Moçambique.


O Campus Santa Inês sedia edição do Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IF Baiano (IV SICIT) e promove a I Semana de Atualização Técnico Profissional, I Semana de Cultura e Fórum de Pós-Graduação do IF Baiano.


O campus recepciona edição do Encontro Baiano de Estudantes de Geografia (XIII EBEGEO).


Primeiras edições do Encontro da Rede Neabi – Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IF Baiano – I ReNeabi e do Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.


O projeto “Reutilização de embalagens longa vida para isolamento térmico de círculos de proteção para pintos de um dia”, realizado na comunidade Mutuipinho (Mutuípe), conquista o 1° lugar como Relato de Experiência no II Congresso Internacional das Ciências Agrárias (Realização: Grupo de Estudos Galileu Galilei).


Início do Projeto Margaridas com a abordagem “Arte e Inclusão na Roça”.

 

Ver mais imagens

2017

2018

IF Baiano – Campus Santa Inês participa com os municípios de Cravolândia, Santa Inês, Mutuípe, Laje e Amargosa do fortalecimento de políticas de Educação de Jovens e Adultos no Território, com a realização do Pré-Fórum Regional de EJA do Vale do Jiquiriçá e agregação contínua de parcerias.


Primeiras edições da Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão do Campus, da Mostra de Microbiologia, da Exposição Fotográfica – Consciência Negra: Belezas no Plural, da Mostra de Dança e Poesia, do Sarau sobre Cuttura Nordestina, do Workshop de Informática e dos Jogos do IF Baiano – Campus Santa Inês (JIFSI – 2018).


Produção de mel do campus recebe primeiro lugar no XVIII Seminário Alagoano de Apicultura, na categoria “Mel de abelhas sem ferrão”.


Trabalho sobre a situação de povos indígenas diante da expansão do agronegócio é publicado no The Conversation, site especializado em divulgação científica.


Pesquisa do campus sobre o aperfeiçoamento do ensino de Inglês, realizada com mais de 20 professores em 3 continentes, é destaque na Universidade de Oregon (EUA).


Projeto Biodigestor, criado por estudante do IF Baiano – Campus Santa Inês, é destaque em programa de tevê nacional (Canal Futura).


Grupo de Estudos Fábrica de Software é criado.


Projeto “Caravana de Mulheres” apoia experiências produtivas de 45 mulheres em comunidades de Santa Inês, Mutuípe e Ubaíra.

 

Ver mais imagens

2018

2019

IF Baiano – Campus Santa Inês inicia as aulas do primeiro curso de pós-graduação: Especialização em Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional.


O projeto Libras in Concert, que objetiva a afirmação da identidade surda e a difusão das Libras pela música, recebe 2º lugar no III Prêmio IFCE Inclusivo.


Estudante Maria Eduarda dos Santos é premiada, com sua poesia “Nasceu do romper”, na categoria Performance Artística do I Festival de Arte e Música do IF Baiano (I FAMIF).


Primeiras edições do Ciclo de Seminários Discentes, da Mostra de Anatomia e Fisiologia Humana, da Mostra de Humanidades, da Mostra “A arte de Incluir” e do Concurso de Fotografia “O Sorriso Negro” e realização do evento “Água Salobra também é Água”.


O IF Baiano – Campus Santa Inês realiza eventos científicos na cidade: o Dia do Biólogo, na praça; e o Projeto Ciência na Feira, no Mercado Municipal.


Os programas de computador CAU (Central de Autenticação Unificada) e ARK (gerenciador zootécnico de rebanhos), desenvolvidos por pesquisadores do campus, são registrados no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

 

Ver mais imagens

2019

2020

Entre as ações de enfrentamento à pandemia, comunidade do IF Baiano – Campus Santa Inês produz álcool, sabão líquido, máscaras e protetores faciais.


São distribuídos mais de 1.300 litros de sabão líquido, 625 máscaras, mais 300 kits de higiene e 248 cestas de alimentos para serviços de saúde e famílias do Vale do Jiquiriçá.


IF Baiano – Campus Santa Inês mantém suas ações na pandemia, por meio de eventos virtuais e atividades remotas.


O projeto extensionista “Mãe Terra” que beneficiou 1.000 famílias do Vale do Jiquiriçá encerra atividades (Parceria IF Baiano – Campus Santa Inês e Rede de Desenvolvimento Social).


40 estudantes realizam ações em escolas de campo nos municípios de Jaguaquara, Ubaíra e Santa Inês através do Programa Residência Pedagógica (PRP).

 

Ver mais imagens

2020

2021

No aniversário dos 25 anos, o IF Baiano – Campus Santa Inês realiza melhorias: reforma da entrada do campus, do refeitório, de salas de aula e de alojamentos; construção do laboratório de análise sensorial (curso técnico em alimentos) e de mais salas de aula e administrativas; instalação de tanques de água com capacidade de 50 mil litros e implantação do projeto parcial de acessibilidade e do Centro de Atendimento em Saúde (destinado aos estudantes).


Início da Especialização em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.


O IF Baiano – Campus Santa Inês celebra sua história de educação de qualidade construída em rede no Território do Vale do Jiquiriçá, com ações que incluem um vídeo comemorativo, um cordel com a história do campus, uma cápsula do tempo com desejos para o futuro e uma exposição itinerante.

  Ver mais imagens

2021