Página Inicial

Em 2021, ainda em meio aos desafios da pandemia de Covid-19, o Campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano completou 25 anos de uma história dedicada à educação pública, gratuita, de qualidade, e atenta às vocações do Território do Vale do Jiquiriçá.

Essa é a história de um campus que nasceu escola.

Em 17 de junho de 1996, começava a funcionar a Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês, dando início a uma trajetória de educação tecida com o apoio de muitas mãos e muitas vozes, na trama do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. Em 2008, com a criação dos Institutos Federais, a EAFSI tornou-se IF Baiano – Campus Santa Inês.

Cada unidade, cada curso, cada evento e cada programa foi implantado com muito carinho e seriedade, buscando fazer da escola e do campus esses espaços de aprendizado, construção a afeto.

Durante sua trajetória, o campus Santa Inês se consolidou como referência em ensino, pesquisa e extensão no Vale do Jiquiriçá, inclusive com projetos que beneficiam diversas comunidades de seus municípios.

E para comemorar o marco dos 25 anos sem deixar de considerar os cuidados necessários em um ano de pandemia, estamos realizando uma série de ações digitais e simbólicas. No dia do aniversário, 17 de junho, uma solenidade online marcou a data. Nela, foi lançada a Linha do Tempo online, com fatos marcantes da história do campus, e um cordel em homenagem a essa história. Também foi produzida uma cápsula do tempo, que transportará para o futuro sonhos e mensagens de nossa comunidade.

Tem mais novidades vindo por aí. Convidamos você a conhecer essa trajetória, conferir as comemorações e embarcar nessa viagem no tempo, aqui no site.

Parabéns, IF Baiano – Campus Santa Inês!