Pular para o conteúdo

Novos talentos

Tallyson Alves Porto Gonçalves

Idade: 16 anos.
Curso: Informática para internet / IF Baiano, Campus Guanambi.
Turma: 1Bii

Instagram: @sir_.tall

“Prazer, me chamo Tallyson. Tenho 16 anos e o desenho e pintura estiveram presentes em cada um desses anos da minha vida. Sabe quando você é criança, ganha um folha de papel e um lápis e tenta por em traços tudo que tu imaginas? Pois é, eu meio que nunca saí dessa fase. A arte pra mim é um jeito de se expressar, é um meio de comunicação, terapia e lazer. Eu migrei da folha e da tinta para o digital há 6 meses, os quais eu usei pra treinar cada fundamento do desenho. Eu me inspiro bastante na arte conceitual, nas pinturas do Marc Simonetti, em pintores renascentistas, na literatura, em animações, animes e a inspiração de quase todo mundo que desenha, quadrinhos. Pretendo evoluir cada dia mais com o que eu gosto, que é dar forma às minhas ideias e talvez até viver disso. Eu sei que existe muita gente boa e extremamente talentosa por aí, que treinou anos e anos pra chegar onde está. Mas se eles podem, eu também posso.”

Obra: Black Medeuses

Tipo de pintura: Digital. 

Técnica: Escultura de mármore. 

Descrição de imagem

“Duas pessoas paralelamente posicionadas. À direita, uma mulher negra com vestimentas formais: um terno azul escuro decotado com uma camisa de tom roxo por baixo. Tem seus cabelos constituídos por cobras verdes com linhas e escamas em dourado, amarrados em dois coques. Olhos dourados, sendo o da direita fendado. Uma pequena parte da direita de seu rosto está “petrificada”. A figura da esquerda é um homem alto, de ombros largos e também negro, tem suas vestimentas caracterizadas casuais, com uma jaqueta cinza com topos de pelos, e uma camisa roxa por baixo. Usa um brinco dourado na orelha direita, um colar branco e um piercing em seu nariz. Seus olhos são dourados e seu cabelo é um emaranhado de cobras postas para trás.” Gonçalves, T.A.P, 2020.

Interpretação do artista

“Essa arte foi feita com o intuito de mesclar o mito grego da medusa com os dias atuais e com a cultura negra. A medusa em seu mito foi invejada pela sua beleza, violentada e punida, tirada de seu cotidiano, expulsa de seu lar e desfigurada. Com a mistura de conceitos gregos e da cultura afrodescendente, eu pretendia trazer um paralelo entre o conto mitológico e a história, infelizmente, presenciada pela população nativa negra.
A beleza das comunidades e do povo negro cessou com a chegada e exploração do homem branco em suas terras, os mesmos tiveram suas vilas assaltadas, suas famílias separadas, foram arrancados de sua realidade e sequestrados para outro lado do globo, onde sofreram ainda mais agressões e mutilações. Ambos os conceitos retratados têm características em comum:

  • a beleza pura atacada pela cobiça, material e sexual, do homem externo;
  • o ser tratado como objeto e ferramenta de interesses; e
  • a luta para sobreviverem num mundo que está contra eles.” Gonçalves, T.A.P, 2020.