Pular para o conteúdo

Membros do NEABI – Campus Guanambi/ Comissão Organizadora

Profª. Drª. Aglair Cardoso Alves

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2012.2), mestrado em Agronomia (Solos e Qualidade de Ecossistemas – SQE) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2014.2) e doutorado em Agronomia (Ciências do solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Tem experiência na área de Manejo de Nutrientes no Solo e em Plantas Cultivadas e Relação solo Água Planta, com ênfase em qualidade de luz, nutrição mineral de plantas, plantas medicinais e extração da fase aquosa do solo, e consequente caracterização química . Foi monitora da disciplina Gênese e Morfologia do Solo durante a graduação. Atualmente atua como Professora substiuta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi.

Currículo Lattes

Profª. Drª. Daniele de Brito Trindade

Professora efetiva EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi. Professora colaboradora do Mestrado Profissional Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi. Líder do GPEAHIL_IFBaiano: Grupo de Pesquisa e Extensão em Análise, Histórico e Identidades das Licenciaturas do IF Baiano. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Baiano – Campus Guanambi. Graduada no curso de Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2011. Mestra em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2014. Doutora em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2018.

Currículo Lattes

Profª. Ma. Debora Simões de Souza Mendel

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro pertencente ao Museu Nacional (PPGAS/UFRJ/MN). Professora de História do IF Baiano. É integrante do Grupo de Pesquisa de Antropologia da Devoção (Gpad) e do Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) vinculados ao PPGAS. . É mestre (2014) em História Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Em 2014, foi bolsista de treinamento e capacitação técnica da Faperj atuando no projeto Caixa de História: História Local e patrimônio de municípios do Estado do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação lato sensu em Ensino Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Licenciou-se em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP, 2011). Durante a graduação foi bolsista de extensão do Projeto de Pesquisa: História e Memória do Município de São Gonçalo na pesquisa sobre identidade e cultura negra. Tem interesse nos debates sobre gênero, relações étnicos raciais, materialidades, patrimônio imaterial, devoção e festividades.

Currículo Lattes

Profª. Drª. Hilma Conceição Fonseca Santos

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2008), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2011) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2017). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ferro, lantânio, cobalto, óxido do tipo perovskita, Water Gas Shift Reaction (WGSR), reforma a seco, reforma a vapor e oxidação do metano, estocagem de oxigênio e troca isotópica e caracterização de catalisadores.

Currículo Lattes

Profª. Drª. Rosângela Figueiredo Miranda

Doutorado em História Social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (2001) e mestrado em História Regional e Local pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS V (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Baiano – Campus Guanambi. Tem experiência na área de História, com ênfase em história da África e afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, liberdade e pós-abolição, sertões, acervos, memória e gênero – resistência e cotidiano.

Currículo Lattes

Profª. Ma. Samylle Bomfim Souza

Concluiu a graduação em Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) no ano de 2010 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), reingressando para dar continuidade aos estudos no curso de Letras Vernáculas, graduando-se em 2012 (UFBA). Ao final desse ano foi aprovada na seleção do Instituto de Letras (ILUFBA) para atuar como professora substituta de Língua Espanhola. Em 2013 ingressou no mestrado e tornou-se membro do grupo de pesquisa PROELE: formação de professores de espanhol em contexto latino-americano. No ano de 2015 obteve o título de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura do ILUFBA sob a orientação da Profª Dr.ª Marcia Paraquett. Atualmente é professora de língua espanhola no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi.

Currículo Lattes

Profª. Ma. Verônica da Cruz Oliveira

Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes, FAVENI- MG, Pós- graduanda em Linguística Aplicada pela FAVENI-MG. Licenciada pela UFBA, ano 2016. Foi aluna Especial no Programa de Pós- graduação em Gestão e Tecnologia Aplicados à Educação, na Universidade do Estado da Bahia (DEDIC, UNEB). Durante a Graduação foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Ações Afirmativas da UFBA, no Departamento de Letras da UFBA, ILUFBA, pesquisadora do ALIB- Atlas Linguístico do Brasil. Atualmente é professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em Rede Pública Federal, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) – Campus Guanambi-Bahia.

Currículo Lattes