Pular para o conteúdo

Programação

19 de Novembro de 2020 – 14h00 às 16h40

14h00 – Momento Cultural – Cássia Cotrim e Jorge Lampa

14h10 – Solenidade de Abertura

Palestra de Abertura: Monumentos escravistas e construção de identidade.

Palestrante: Jorge Amilcar de Castro Santana

Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia. Atualmente desenvolvo a pesquisa de doutorado em Ciências Sociais (PPCIS), na Universidade do Estado Rio deJaneiro sobre uma ocupação de sem-tetos na favela da Mangueira.

Lista de presença

(A lista de presenta será fechada no dia 20/11/2020, às 11h.)

Debate – Construção da Identidade Negra: racismo e antirracismo I

Construção de Identidade Nacional e o lugar do Negro.

Convidado: Luiz Gustavo Mendel Souza

Graduação em licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Formação de Professores (2010). Mestrado (2012) em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA-UFF) e ao Grupo de Pesquisa em Antropologia da Devoção (GPAD) e Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional.

O que habita em você: racismo ou antirracismo?

Convidada: Josane Silva Souza

Graduação em Letras/Espanhol pela UNEB (2012). Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela UFBA (2014). Mestrado em Língua e Cultura pela UFBA (2016). Professora Assistente/Visitante – UESC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações – UESC. O tema da sua pesquisa é “As representações de identidades afro-diaspóricas nas obras da cubana Teresa Cárdenas: uma poética da resistência”.

Racismo e antirracismo na sociedade brasileira.

Convidada: Debora Simões de Souza Mendel

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro pertencente ao Museu Nacional (PPGAS/UFRJ/MN). Professora de História do IF Baiano – Campus Guanambi. É integrante do Grupo de Pesquisa de Antropologia da Devoção (Gpad) e do Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) vinculados ao PPGAS. É mestre (2014) em História Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Licenciou-se em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP, 2011).

Mediadora

Rosângela Figueiredo Miranda

Doutorado em História Social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (2001) e mestrado em História Regional e Local pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS V (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) – Campus Guanambi. Tem experiência na área de História, com ênfase em história da África e afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, liberdade e pós-abolição, sertões, acervos, memória e gênero – resistência e cotidiano.

Lista de presença

(A lista de presenta será fechada no dia 20/11/2020, às 11h.)

20 de Novembro de 2020 – 14h00 às 16h40

14h00 – Momento Cultural – Juliano Vilas Boas / Cássia Cotrim e Jorge Lampa

Debate – Construção da Identidade Negra: racismo e antirracismo II

Ações afirmativas nas instituições de Ensino Superior.

Convidada: Izanete Marques Souza

Mulher autodeclarada preta, mestra em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade no Campus IV da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Letras pela UNEB (1998). Professora efetiva do IF Baiano – Campus Itapetinga. No IF Baiano, exerceu, dentre outras funções, a de Coordenadora do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Local e Geral). Foi pesquisadora do NEAB – IF Baiano, atuando na linha Raça, Etnicidade e Cultura, de 2011 a 2016. Hoje, atua na linha Produção de Conhecimento, etnicidade e formação profissional do NEABI. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidades, Linguagens e Tecnologias (GEPEDET), criado em 2017.

O Racismo e suas reproduções no cotidiano brasileiro.  

Convidada: Helen Dalila Araújo Esquivel

Assistente social no município de Itabuna – BA, Secretaria de Assistência Social, Departamento de Alta Complexidade, Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher. Atualmente Cursando Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia, pós graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (2011).

Do ato de tornar-se negra(o) e da responsabilidade da branquitude nesse processo.

Convidada: Janine Couto Cruz Macedo

Pedagoga e membro do NEABI no IF Baiano – Campus Itapetinga. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2011).  Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2019). Integrante do Gedin – Grupo de Pesquisa em Educação, Interculturalidade e Linguagem, do NUPE Grupo de pesquisa em Educação Paulo Freire e do GEPEDS – Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Anticolonialismo e Subjetividades.

Representatividade Negra e o impacto nas relações de consumo.

 Convidada: Verônica da Cruz Oliveira

Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes, FAVENI- MG, Pós- graduanda em Linguística Aplicada pela FAVENI-MG. Licenciada pela UFBA, ano 2016. Foi aluna Especial no Programa de Pós- graduação em Gestão e Tecnologia Aplicados à Educação, na Universidade do Estado da Bahia (DEDIC, UNEB). Durante a Graduação foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Ações Afirmativas da UFBA, no Departamento de Letras da UFBA, ILUFBA, pesquisadora do ALIB- Atlas Linguístico do Brasil. Atualmente é professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em Rede Pública Federal, no Instituto de Educação Técnica e Tecnológica-IFBAIANO- Campus Guanambi-Bahia.

Mediadora

Aglair Cardoso Alves

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2012.2), mestrado em Agronomia (Solos e Qualidade de Ecossistemas – SQE) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2014.2) e doutorado em Agronomia (Ciências do solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Tem experiência na área de Manejo de Nutrientes no Solo e em Plantas Cultivadas e Relação solo Água Planta, com ênfase em qualidade de luz, nutrição mineral de plantas, plantas medicinais e extração da fase aquosa do solo, e consequente caracterização química. Atualmente atua como Professora substituta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi.

Lista de presença

(A lista de presença será liberada para a assinatura após o debate.)

Encerramento – Membros do NEABI-GBI