Estão abertas as inscrições para o V Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo (Seapo). O evento é promovido pelo Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo).

Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado totalmente on-line, com transmissão de palestras e demais atividades por meio do canal do IF Baiano – Campus Guanambi no Youtube e no site do evento, onde devem ser realizadas as inscrições.

As inscrições são gratuitas e garantem aos ouvintes das palestras a certificação de participação. A programação contará com palestrantes renomados em temas diversos da agroecologia e da produção orgânica.

Também será realizada a feira virtual dos agricultores orgânicos e dos artesãos do Território Sertão Produtivo e a promoção da Campanha Nacional de Produtos Orgânicos.

Iniciado em 2017, o evento já levou conhecimento sobre produção de alimentos sem uso de agrotóxicos e adubos convencionais para milhares de estudantes, pesquisadores e agricultores. A iniciativa ajudou a promover a agricultura orgânica nos municípios do Território Sertão Produtivo.

Desde o final de 2019, um grupo de agricultores e agricultoras das zonas rurais de Caetité e Candiba foi certificado e seus membros podem usar o selo de comprovação orgânica em seus produtos, o que agrega mais valor e confiabilidade na comercialização. O Neapo trabalha ainda na certificação de outros produtores de Guanambi e outros municípios da região que já iniciaram o trabalho de transição de suas atividades.

Segundo a professora Felizarda Bebé, coordenadora do Neapo e idealizadora do Seapo, além de difundir tecnologias, o evento abre espaço para a divulgação da produção orgânica na região e incentiva novos agricultores e agricultoras a aderir à produção de alimentos mais saudáveis.

8 comentários em “Abertas as inscrições para o V Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo”

1. Márcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva

Excelente uniciativa, pois da visibilidade a produção e pesquisa na área da agroecologia ao tempo que apresenta possibilidades de produção sustentável e alimentação saudável.

2. AGDA REGINA YATSUDA IKUTA

Parabéns pela iniciativa e trabalho desenvolvido pelo IF Baiano e Neapo, recursos públicos federais, decorrentes de política públicas federais. O Neapo é um dos Núcleos de Agroecologia no país vinculados aos Planos Nacionais de Agroecologia e Produção Orgânica (2013-2015) e (2016-2019)?

3. Evento de grande importância para o segmento agroecológico frente aos avanços do agronegócio e, especialmente, para nós que ministramos componentes curriculares no curso de Agroecologia. Parabéns para todos envolvidos neste evento. Sucesso.

4. Ana Carolina Delfino Regis

Bom dia,

Fiz a inscrição e participei do evento que ocorreu dos dias 18 e 19 de junho. Mas, não recebi nenhum e-mail confirmando minha inscrição. Gostaria de saber se vocês poderiam confirmar minha inscrição e quando será enviado o certificado? Assinei todas as listas de presença.
    Em tempo, as palestras foram muito boas.

Gratidão.
    Atenciosamente,

Ana Carolina Delfino

5. Parabéns pela iniciativa!É urgente envolver os agricultores e agricultoras nas discussões sobre agroecologia e produção orgânica.