Pular para o conteúdo

Edições Anteriores

I Seapo

O Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, sediou o I Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo e a I Feira Agroecológica. O evento foi realizado no dia 06 de maio de 2017 e organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), projeto coordenado pela professora Felizarda Bebé, aprovado no CNPq em chamada pública conjunta com o Ministério da Agricultura e Ministério das Comunicações, Ciência e Tecnologia. (Veja Mais)

Aconteceu também a I Feira Agroecológica do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi. O evento fez parte do I Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo, realizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica, o NEAPO.

(Veja Mais)

II SEAPO

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi recebeu agricultores e agricultoras familiares de vários municípios do Território Sertão Produtivo para o II Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (II Seapo) e II Feira de Base Agroecológica. O encontro aconteceu nos dias 18 e 19 de maio de 2019 e também contou com extensionistas, pesquisadores e estudantes, eles participaram de palestras e oficinas durante os dois dias de seminário.

As palestras foram ministradas por profissionais com trabalhos importantes na área de agroecologia e abordaram assuntos como uso de plantas medicinais na medicina Ayurveda, alimentação a base de orgânicos, certificação orgânica, homeopatia na pecuária e práticas e experiência em produção orgânica. Participaram a médica e terapeuta ayurvedica Maria Lygia Vieira, Tatiane Botelho da Rede de Agroecologia Povos da Mata, a nutricionista Eliane Barbosa, o extensionista da Incaper(ES) Fabio Morandi de Morais, o médico veterinário Antônio Vicente Dias e o representante do assentamento de Dois Riachões de Ibirapitanga Luciano Ferreira.

Assista às palestras na íntegra:

Nas oficinas, os participantes puderam apreender na prática algumas técnicas de produção de defensivos naturais e biofertilizantes,  adubação, compostagem, entre outros. Também houve apresentações de trabalhos em forma de pôsteres. No sábado foi servido um almoço preparado com alimentos de base agroecológica.

A professora Felizarda Bebé, coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), avaliou positivamente o evento. “O II Seapo aconteceu dentro de nossas expectativas e, assim como na primeira edição, trará resultados positivos para a agroecologia no Território Sertão Produtivo. O trabalho do Neapo continua rumo ao nosso objetivo de conseguir a certificação dos primeiros produtores de orgânicos e principalmente na busca por uma produção agrícola focada na sustentabilidade e na produção de alimentos saudáveis”, disse.

Veja as fotos

III Seapo

Confira o Vídeo do Evento

Nos dias 12 e 13 de abril, foi realizado o terceiro Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica, e também a terceira feira de base Agroecológica. O evento reuniu estudantes, técnicos e agricultores de pelo menos 20 municípios do território e de outras regiões.

As palestras abordaram vários aspectos da produção orgânica, bem como as características sociais e geográficos do território, e a necessidade da mudança de mentalidade, rumo a uma produção mais sustentável.

Foram realizadas 14 oficinas, ensinado técnicas usadas desde o preparo do solo até a colheita dos produtos. O evento contou ainda com stands de mudas, sementes, e minigrens, todos preparados pelos estudantes da instituição.

A feira de base agroecológica reuniu mais de 15 produtores vindos de Candiba, Caetité, Guanambi e Palmas de Monte Alto.  Além de frutas, legumes e verduras, os feirantes trouxeram doces, biscoitos, óleos, queijos, artesanato e outros produtos, tudo produzido de forma agroecológica.

A agroecologia e a produção orgânica têm se tornado uma realidade do Território Sertão Produtivo, graças à coragem dos agricultores e agricultoras que habitam essa região e a um trabalho desenvolvido no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi.

Há três anos foi criado o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica, o Neapo. Desde então, as sementes da produção de alimentos sem uso de agrotóxicos e fertilizante inorgânicos passaram a ser semeadas na região.

Veja como foram as primeiras edições do Neapo: 2017 | 2018

Neste três anos de existência, o Neapo já encaminhou os primeiros agricultores para a certificação de orgânicos. Em breve, cinco agricultores e agricultoras de Candiba e Caetité poderão usar o selo em seus produtos. Outros produtores do território também estão se animando com a ideia, e novos grupos serão formados para a certificação.

Vídeos

Primeiro Dia

Segundo Dia



Fotos

Davi Mota e André Luiz

Seminário

Feria de Base Agroecológica

Oficinas

IV Seapo

24 de julho

Palestra: experiência com produção orgânica no Território Sertão Produtivo
Palestrante: Agricultores orgânicos do Grupo Orgânicos da Caatinga e Dra. Felizarda Bebé/IF Baiano – Campus Guanambi

Lista expirada

Palestra: Produção orgânica no Brasil: histórico, desafios e perspectivas. Palestrante: Rogério Dias, Engenheiro Agrônomo e presidente do Instituto Brasil Orgânico

Lista expirada


Oficina: Conservação pós-colheita de vegetais orgânicos
Ministrantes: Edinilda de Souza Moreira/Mestranda do Programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Silvania Lopes da Silva/Agroindústria IF Baiano Campus Guanambi

Lista Expirada


Palestra: Que é Permacultura?
Palestrante: David Borja Ramos, permacultor.

Lista expirada


Oficina: Como construir um fogão solar.
Ministrante: David Borja Ramos, permacultor.

Lista expirada


Oficina: A Política de Convivência com o Semiárido e Agroecologia e suas contribuições para a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras – Ministrante: Juliano da Silva Vilas Boas/Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA)

Clique aqui para abrir no Youtube

Lista expirada


Oficina: Compostagem
Ministrante: Dra. Aglair Cardoso Alves/Professora do IF Baiano Campus Guanambi

Lista expirada





23 de julho

Palestra: Agricultura orgânica na Bahia e a importância da CPORg Bahia.
Palestrante: Thiago Guedes Viana – Coordenador do Programa Cidades e Comunidades Sustentáveis no Instituto Viverde/Coordenador da Comissão de Produção Orgânica da Bahia (CPOrg/BA).

Lista expirada


Palestra: Produção de aves de corte e postura em sistema orgânico
Palestrante: Dra. Maria do Socorro Mercês Alves Aguiar – Professora do IF Baiano – Campus Guanambi

Lista expirada


Potencial tecnológico e funcional das PANCs.
Palestrante: Dra. Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa – UFRRJ | Doutora em Ciência de Alimentos, Profª Associada do Depto de Tecnologia de Alimentos da UFRRJ.

Lista expirada


Pancs: Cultivando e valorizando a diversidade
Palestrante: Edilza Nascimento. Professora IF Baiano/Campus Governador Mangabeiras/ Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos Nutricionista
Baixar Slide em PDF

Lista expirada


Comunidade que sustenta a agricultura
Palestrante: Daniel Bittencourt Padre. Articulador da CSA Umuarama e da Rede Bem Viver. Agroflorestor e Engenheiro Ambiental.

Lista expirada



22 de julho

Abertura (transmitido ao vivo às 8h30)

Palestra: Panorama da Produção Orgânica (transmitido ao vivo às 9h)
Palestrante Dra. Vigínia Lira – Coordenadora de Produção. orgânica/Ministério da Agricultura.
Perguntas devem ser enviados durante a transmissão pelo chat do Youtube

Lista Expirada


Palestra: Como criar um Organismo de Controle Social – OCS na venda direta para o consumidor.
Palestrante: Marcelo Silvestre Laurino/Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura.
Palestrante ficará disponível para responder as perguntas enviadas nos comentários do Youtube

Lista expirada


Palestra: Agrobiodiversidade: importância, ameaças e estratégias de conservação.
Palestrante: Dra. Jacqueline Araujo Castro/Instituto Federal Baiano, Campus Governador Mangabeira.
Palestrante ficará disponível para responder as perguntas enviadas nos comentários do Youtube

Lista expirada


Oficina: Produção de KOMBUCHA e outros Fermentados
Ministrante: Ezequiel Victor Nogueira de Souza/Graduando em Tecnologia em Agroindústria/IF Baiano-Campus Guanambi
Ministrante ficará disponível de para responder as perguntas enviadas nos comentários do Youtube.

Lista expirada


Palestra: Sistema agroflorestal na produção orgânica.
Palestrante: Dra. Cinira de Araújo Farias Fernandes
Palestrante ficará disponível de para responder as perguntas enviadas nos comentários do Youtube.

Lista expirada


Palestra: Experiências em produção orgânica: da produção ao mercado consumidor.
Palestrante: Brígida Salgado, Produtora Rural, Especialista em Agricultura Biodinâmica pela Uniube e coordenadora pedagógica da CEFORC, para os projetos do Bahia Produtiva
Palestrante ficará disponível para responder as perguntas enviadas nos comentários do Youtube.

Lista expirada

V Seapo

1º Bloco

2º Bloco

3º Bloco

4º Bloco

VI Seapo

https://www.instagram.com/p/Cd1TSZmJUG8/