Pular para o conteúdo

CONGRESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO IF BAIANO 2022:
Pensamento freireano no âmbito dos programas de formação de professores/as no contexto pandêmico.

VIII Seminário do PIBID IF Baiano – Edição 2020/2022 | II Seminário do PRP IF Baiano – Edição 2020/2022

De 04 a 06 de abril de 2022

O CONGRESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO IF BAIANO 2022, é um evento que tem uma grande relevância para os cursos de formação de professores do Instituto Federal Baiano. Através desse Congresso, será estabelecido um espaço de diálogo entre diversos atores da comunidade do IF Baiano. Haverá ao longo de toda a programação, a participação ativa dos estudantes e professores dos cursos de licenciatura, principalmente daqueles que atuam com os programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); e do Programa Residência Pedagógica (PRP).

O Congresso de Iniciação à Docência do IF Baiano traz como tema: Pensamento freireano no âmbito dos programas de formação de professores/as no contexto pandêmico. A escolha do referido tema, se deu em virtude das comemorações do centenário do grande educador popular, filósofo e professor universitário Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. As categorias do pensamento de Freire dialogam permanentemente com a formação de professores e contribuem para as reflexões em torno dos desafios da educação contemporânea.

O IF Baiano até o início dos anos 2000, tinha como sua principal vocação formativa a educação profissional de nível médio. Foi a partir da década de 2010 que esta instituição iniciou a oferta de cursos de formação de professores. Observa-se que a identidade institucional do IF Baiano, desde então, vem passando por profundas transformações e que há uma crescente oferta e implantação de novos cursos de formação de professores. Os programas PIBID e Residência Pedagógica têm uma importante contribuição nesse processo de consolidação de uma política institucional da formação de professores no IF Baiano. Portanto, a realização desse Congresso contribui fortemente para as ações de institucionalização da formação de professores no âmbito do IF Baiano.

Dentro da programação do Congresso estarão acontecendo: o VIII Seminário PIBID e o II Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano. Nestes dois seminários haverá submissão de trabalhos voltados às práticas desenvolvidas na iniciação à docência e no exercício da residência pedagógica. Os trabalhos serão apresentados em sessões de comunicação oral ao longo da programação no período de 04 a 06 de abril de 2022.

Ressalta-se que os Seminários PIBID e PRP, estão sendo promovidos como atividade de socialização dos resultados de todo o trabalho desenvolvido pelos projetos institucionais no âmbito do IF Baiano e das Escolas Campo da Educação Básica ao longo da edição 2020/2022.

Os interessados em apresentar trabalho no VIII Seminário PIBID e II Seminário PRP do IF Baiano poderão submeter em uma das duas modalidades de trabalho: Resumo Simples ou Resumo Expandido. Os trabalhos serão submetidos por meio de envio ao e-mail pibid_prp2022@ifbaiano.edu.br até o dia 27 de março de 2022, indicando o Grupo de Trabalho pretendido.

Bom evento!

Comissão Organizadora.