Instruções para participação e certificação

• Os vídeos ficarão disponíveis no horário previsto para cada atividade na programação e poderão ser assistidos posteriormente.
  • Perguntas sobre os temas das palestras podem ser enviadas pelo chat ou pelos comentários de vídeos do Youtube. Os palestrantes irão responder às indagações por escrito.
  • Os participantes previamente inscritos devem assinar a lista de presença disponibilizada no link abaixo do vídeo de cada atividade e responder ao formulário de avaliação do evento.
  • Para comodidade dos inscritos, as listas ficarão disponíveis até as 23h59 minutos do próximo domingo, 11 de outubro.
  • Caso algum participante tenha dificuldade em assistir o vídeo pelo site, poderá assistir pela página do IF Baiano – Campus Guanambi no Youtube.

Bem Vindo ao II Simpósio de Tecnologia em Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi

Terça-feira – 6 de outubro de 2020

19h – Cerimonia de Abertura

Palestra –  Agroindústria: Tendências de Mercado e Inovações Tecnológicas: Maycon Fagundes Teixeira Reis – Engenheiro de Alimentos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb) – Doutor em Engenharia Agrícola (Universidade Federal de Viçosa – UFV) – Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal de Sergipe, Campus Sertão.

Quarta- feira – 07/10/2020

08h30 – Técnicas Avançadas em Análise de Alimentos versus Qualidade e Segurança de Alimentos: Leandro Soares Santos – Engenheiro de Alimentos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb) – Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade Federal de Viçosa) – Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb.

Assinar lista de presença

09h30 – O Uso da Inteligência Artificial na Indústria de Alimentos (Indústria 4.0) (ao vivo): Ivan de Oliveira Pereira – Engenheiro de Alimentos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb) – Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – MG (2013). Atualmente é professor do IF Baiano – Campus Uruçuca.

Assinar lista de presença

10h30 – Uso de Tecnologia Avançadas na Conservação de Alimentos: Guilherme Lorencini Schuina – Engenheiro de Alimentos (Universidade Federal do Espírito Santo -Ufes) – Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ) – Atua na área de Ciência e Tecnologia de alimentos, com ênfase em tecnologia de Bebidas e Bioprocessos.

Assinar lista de presença

14h00 –  Do Mato a Mesa: Experiências Práticas com PANC’s em Novos Produtos: Ícaro Cazumbá – Nutricionista (Universidade Federal da Bahia – Ufba) – Doutorando em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA) – Professor do Ensino Superior e Pós-graduação para os cursos de Nutrição e Gastronomia.

Assinar lista de presença

15h00 – Utilização do Leite Cru versus Leite Pasteurizado para a Produção de Queijos: Gilson Pinto Matioli – Engenheiro Químico com Habilitação Engenharia de Alimentos (Faculdade de Engenharia de Varginha) – Doutor em Ciência dos Alimentos (Universidade Federal de Lavras – Ufla) – Professor do IF Baiano Campus Guanambi.

Assinar lista de presença

16h00 – Programas de Auto Controle nas Indústrias de Alimentos: Élia Karina de Carvalho Costa – Tecnóloga em Agroindústria (IF Baiano – Campus Guanambi) – Mestre em Ciência de Alimentos (Universidade Federal da Bahia – Ufba) – Professora do IF Baiano – Campus Guanambi.

Quinta- feira – 08/10/2020

08h30 – Características Não Sensoriais e o Comportamento do Consumidor: Johnson Clay – Engenheiro de Alimentos (Universidade Federal do Tocantins – UFT) – Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade Federal de Viçosa – UFV/Universidade Nova de Lisboa e Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal da Bahia – Ufba).

Assinar lista de presença

09h30 – Fontes Não Convencionais de Amidos para a Produção de Filmes Biodegradáveis (ao vivo): Normane Mirele Chaves da Silva – Engenheira de Alimentos (Universidade do Estado da Bahia – Uesb) – Doutora em Engenharia Industrial (Universidade Federal da Bahia – Ufba) – Professora do IF Baiano – Campus Guanambi.

Assinar lista de presença

10h30 –  Ações e Tendências nas Indústrias de Laticínios: João Paulo Natalino de Sá – Graduado em Ciência e Tecnologia de Laticínios (Universidade Federal de Viçosa – UFV) – Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade Federal de Viçosa – UFV) – Professor adjunto na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Mini-Cursos e Oficinas – A partir das 14h

Diversidade das Abelhas sem Ferrão e Meliponicultura: Uso Racional e Econômico (ao vivo) – Elder Assis Miranda – Licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb) – Doutor em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) – Professor de Genética e Evolução, Biologia Molecular e Genética Médica no Centro Universitário de Guanambi (UniFG).

Assinar lista de presença

O Mercado de Insetos Alimentícios – Casé Oliveira – Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Insetos (ASBRACI) – Gastrólogo e Biólogo – Pós-graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral (PUC/RS) – Presidente da Asbraci (Associação Brasileira dos Criadores de Insetos).

Assinar lista de presença

As Indústrias de Ingredientes e Aditivos Alimentares Inovam? – Merida Layara Xavier Costa – Graduanda em Tecnologia em Agroindústria – IF Baiano/Campus Guanambi.

Assinar lista de presença

19h00 – Mesa Redonda Virtual (ao vivo): Sou Tecnólogo(a) em Agroindústria! E agora?

Mediador: Prof. Dr. Lucas Britto Landim – Engenheiro em Alimentos – (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb) – Doutor em Engenharia Industrial (Universidade Federal da Bahia – Ufba) – Professor do IF Baiano – Campus Guanambi.
Tecnólogos(as) em Agroindústria Convidados:
Alcenielia Santana.
Estefânia Rodrigues.