III Seminário do Programa Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica – PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. O PRP, articulado aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Tem como objetivos:

• I – fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  • II – contribuir para a construção da identidade profissional docente dos(as) licenciandos(as);
  • III – estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores(as);
  • IV – valorizar a experiência dos(as) professores(as) da educação básica na preparação dos licenciandos(as) para a sua futura atuação profissional; e
  • V – induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Essa é a segunda edição em que o IF Baiano tem Projeto Contemplado pela CAPES, cujo tema do Projeto foi “Residência Pedagógica: relação dialógica entre o contexto dos alunos e o conhecimento sistematizado: uma proposta interdisciplinar para a formação básica comum nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano”. Nessa edição, a coordenação institucional esteve sob a responsabilidade da Prof. Dra. Aline dos Santos Lima, do campus Santa Inês.

No IF Baiano, a edição em vigência, cujas atividades foram iniciadas em Outubro de 2022, tem como tema de Projeto Institucional “Interações Formativas Multirreferenciadas: o saber e o fazer do Ofício de Mestre no contexto da formação inicial docente nas dimensões epistemológica e ontológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano” e está sob a Coordenação Institucional do Professor Dr. José Aurimar dos Santos Angelim, do campus Senhor do Bonfim.

O Projeto Institucional é constituído por 5 (cinco) Subprojetos propostos pelos Campi, distribuídos em 8(oito) núcleos a saber, conforme cartografado abaixo:

NÚMERO DE BOLSISTAS ENVOLVIDOS(AS): 120 DISCENTES, 24 DOCENTES PRECEPTORES(AS), 8 DOCENTES ORIENTADORES(AS) E 1 COORDENADOR INSTITUCIONAL.

O INVESTIMENTO FINANCEIRO DESSE PROJETO POR PARTE DA CAPES, NO IF BAIANO, É DE:  R$872.200,00

Para maiores informações, encaminhar e-mail para prp@reitoria.ifbaiano.edu.br.