Escola: Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma
Coordenadores: Radival da Costa Nery Júnior e Djalma Meira Gomes Júnior
Supervisores: Jerre Adriane Soares Azevedo e Priscila Brito de Oliveira
Bolsistas: Alaine Batista Vilasboas, Berenice Nogueira Silva, Dayse Nalita dos Santos Rômulo, Ismaia Santos Barros, Jamara Nogueira Ladeia, Leiara de Araújo e Pereira, Leonice Maria dos Santos Teixeira, Marisfrance de Brito Lima, Marivaldo Aguiar Ribeiro, Paulo Fábio Neves de Souza, Simeia Barbosa Trindade, Simone Aparecida Fernandes, Solange Ribeiro da Silva, Thais Stéfane Araújo Gomes.
Objetivo: Utilizar o Teatro como um recurso didático no ensino de química.
Descrição: Apresentações teatrais em eventos realizados pelas escolas do município de Guanambi ou em eventos que os bolsistas do PIBID/Química realizarem no IF Baiano, nas instituições onde atuam ou em eventos acadêmicos onde possam ter a oportunidade de participarem.
Objetivo: Contextualizar o ensino de ciências de modo que os estudantes consigam entender que as bactérias não estão distantes de sua realidade, pelo contrário, estão presentes diariamente em sua alimentação e promovendo um bom desenvolvimento de seu corpo.
Descrição: Transformou-se a sala de aula em um restaurante, a partir das deflexões eram esclarecidas as dúvidas. Após as discussões serviam as mesas dos alunos.
Resultados: Nessa aula os alunos aprenderam sobre as bactérias fundamentais na produção de alimentos como iogurtes, queijos, azeitonas, pães bem como saborearam cada um dos itens citados.
Objetivo: Reiterar a importância da matemática na vida de todos nós.
Descrição: Palestra com professores do IF Baiano.
Resultados: Os alunos puderam conhecer a história da matemática, da sua relevância histórica aos dias atuais.
Objetivo: Discutir a função do processo avaliativo para uma educação de qualidade.
Descrição: Debate com os alunos do 9º ano sobre o processo avaliativo.
Resultados: A atividade obteve uma grande aceitação dos alunos, visto que a participação foi excelente.
Objetivo: Demonstrar para as nossas crianças quanto à preservação ambiental é importante.
Descrição: Construir painel representando fundo do mar com materiais reciclados; Apresentar paródia do tema reciclagem.
Resultados: O trabalho com material reciclado foi de estrema relevância para que as crianças percebessem a importância da preservação do nosso ambiente.
Objetivo: Desenvolver atividades que viabilizam o entendimento e a reflexão por parte dos jovens acerca da química existentes nos produtos de beleza.
Descrição: Apresentado na modalidade de programa de TV. BELEZA SHOW Através de temas. A química dos cabelos; As maquiagens e composição química; Produção de sabonete líquido; As acnes; Proteção da pele e a química dos protetores solares; Padrão de beleza na atualidade.
Resultados: O projeto foi desenvolvido nas turmas de Ensino Fundamental I e II fazendo seus respectivos ajustes. A participação foi maciça, percebemos que o trabalho chamou a atenção dos alunos, pois apareceram muitas dúvidas que foram respondidas e sanadas durante a apresentação do projeto.
Objetivo: Desenvolver na escola uma horta onde os alunos cultivem alimentos de forma orgânica onde posteriormente estes alimentos serão usados na merenda escolar. Objetiva iniciar uma consciência ecológica acerca da preservação do solo, da água e da vegetação além de alertar sobre os perigos do uso de defensivos agrícolas.
Descrição: Separou-se alunos para coletarem pneus usados. Estes foram pintados e ornamentados. Depois escolheu-se o local apropriado para se instalar a horta. Posteriormente, conseguiu-se mudas de plantas como: cebolinha, cheiro-verde, hortelã miúdo em outros e fez a transferência das mudas para a horta. O cuidado da horta é feito pelos alunos da escola com a orientação da professora supervisora e dos estudantes do curso de química, bolsistas do PIBID.
Objetivo: Fabricação de uma composteira onde seja possível realizar a compostagem dentro de residências. Esta é confeccionada com materiais de fácil aquisição e baixo custo.
Fabricação de composto orgânico utilizando restos de alimentos produzidos na cantina da escola. Este projeto visa estimular os alunos a ter iniciativas ligadas a preservação ambiental e que utilizem de forma sustentável, métodos alternativos de adubação do solo.
Descrição: Alunos e bolsistas do PIBID auxiliaram os alunos da escola a fabricar uma composteira mostrando passo a passo como montá-la.
1ª etapa: separação dos materiais;
2ª etapa: tutorial sobre como montar uma composteira doméstica e montagem;
3ª etapa: utilização de lixo orgânico para fabricar o composto que futuramente será utilizado na horta orgânica da escola.
Resultados: Em andamento.
Objetivo: Através de oficinas, desenvolver nos alunos a habilidade de produzir sabão reutilizando óleo de cozinha usado.
Descrição: A princípio os alunos pesquisaram sobre os impactos que o óleo usado, descartado de forma incorreta, gera nos rios, mares e lagos e no solo. Após esta etapa eles assistiram a uma oficina ensinando como fazer do óleo usado sabão útil para os afazeres domésticos e por fim eles confeccionaram para posteriormente ser um meio de renda para aquisição de recursos para a escola e/ou comunidade de Ceraíma.
Resultados: Em andamento.
Objetivo: Investigar junto aos alunos as causas da indisciplina escolar e realizar dinâmicas que venham mostrar ao aluno como a aprendizagem se torna significativa quando a indisciplina em sala de aula é mínima.
Descrição: Realização de palestra com apresentação de dinâmicas que ensinam dicas de como estudar e obter sucesso nas aulas. Todas as atividades realizadas tem foco na tentativa de levar ao aluno a uma reflexão quanto ao seu papel dentro do espaço escolar e como seu comportamento influencia em seu processo de aprendizagem e crescimento pessoal.
Resultados: Em andamento.
Objetivo: Promover palestra com professores de matemática para alunos de todas as séries da Escola Municipal Colônia Agrícola e pais de alunos a serem convidados.
Descrição: Realizar palestras na escola com palestrantes especialistas em Matemática.
Resultados: Cabem as instituições de ensino apresentar propostas que incentivem o desejo dos alunos a estudar a matemática. Atitudes como estas parecem simples, no entanto, ao convidarmos também os pais de alunos a participarem dessa palestra estaremos criando um vínculo entre professor/aluno/pais, um elo fundamental no processo educativo dos estudantes. Além do mais, a palestra é uma maneira de apresentar alternativas de como os pais podem contribuir para a educação de seus filhos e apresentar dicas de como estudar matemática.