Projetos – Campus Guanambi Licenciatura em Química
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Criação de Plano de trabalho.

Objetivo: Desenvolver um projeto que norteie e dê suporte as atividades desenvolvidas pelos pibidianos dentro do colégio Modelo de Guanambi.

Descrição: Foram desenvolvidas reuniões com o grupo juntamente com a coordenação para desenvolver o projeto com os objetivos, metodologias, recursos e resultados esperados, para as atividades desenvolvidas no colégio modelo de Guanambi.

Resultados: Os Pibidianos desenvolveram um projeto de trabalho (Oficinas de preparação para o ENEM), seguindo as orientações discutidas em reuniões.

O projeto foi executado durante o período de aulas seguindo o planejamento escolar e o cronograma do projeto.

 

Oficinas de preparação para o ENEM

 

Tabela Periódica

Objetivo: Trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino médio, em oficinas, as dificuldades e as curiosidades que envolvem o estudo da Tabela Periódica em Química.

Descrição: Os Pibidianos prepararam uma aula interativa, para a oficina, sobre o tema tabela periódica, apresentaram curiosidades e após o término, desenvolveram um diálogo com os alunos e juntos respondem exercícios sobre o tema. As atividades foram executadas no laboratório de química do colégio.

Resultados: Apresentação dos alunos, professores e do projeto; Elaboração de diagnóstico dos alunos que participaram das oficinas; Percepção inicial das dificuldades da atuação como professor.

 

Ligações Químicas

Objetivo: Desenvolver uma aula, para a oficina, com experimentos que retratem as ligações químicas, os tipos, utilização, e as características de cada uma.

Descrição: No laboratório de química foi feita uma explanação sobre ligações químicas, simultaneamente, foi desenvolvido experimentos onde todo o grupo participou. Para concluir houve resolução de exercícios voltados para o ENEM.

Resultados: Após o desenvolvimento dos experimentos, foi possível avaliar a importância do experimento na construção do conhecimento. O conteúdo associado ao experimento, quando bem planejado e bem desenvolvido, instiga o aluno, que passa a apresentar um interesse maior no tema abordado.

 

Ácidos e Bases

Objetivo: Estudar ácidos e bases: Estrutura, conceito, solubilidade em água, condutividade elétrica e escala de pH.

Descrição: A aula foi planejada com base em experimentos que forma realizados em laboratório, onde foram trabalhados o conteúdo, ácidos e bases. Após o término da aula foram resolvidas questões do ENEM que tinham relação com o tema abordado pela oficina.

Resultados: Através da resolução das questões do ENEM, foi possível fazer um diagnóstico, avaliar o desempenho dos alunos da oficina quanto ao conteúdo trabalhado (ácidos e bases) e também discutir o conteúdo e sanar possíveis dúvidas que surgiram com a resolução dos exercícios.

 

Termoquímica

Objetivo: Estudar e planejar uma aula para oficina, sobre termoquímica: reações endotérmicas, exotérmicas, entalpia e Lei de Hess.

Descrição: A aula foi planejada e desenvolvida com base em experimentos que forma realizados em laboratório. Após o término da aula foram resolvidas questões do ENEM que tinham relação com o tema abordado pela oficina.

Resultados: Através da resolução das questões do ENEM, foi possível fazer um diagnóstico, avaliar o desempenho dos alunos da oficina quanto ao conteúdo trabalhado (Termoquímica) e também discutir o conteúdo e tirar possíveis dúvidas que surgiram com a resolução dos exercícios.

 

Reatividade

Objetivo: Propor experimentos como estratégia de ensino, através da produção de gás cloro a partir de reação entre água sanitária e ácido muriático comercial.

Descrição: Foram apresentados os materiais alternativos e realizados experimentos que provam a reatividade dos mesmos.

Resultados: Os experimentos realizados demonstraram de forma prática a reatividade química dos materiais e elucidaram o conteúdo trabalhado em sala de aula.

 

Encontros de Leitura e Reflexão

Objetivo: Ler e discutir artigos científicos diretamente ligados a avaliação da aprendizagem.

Descrição: O grupo se reúne para leitura e discussão de artigo científico que foi previamente escolhido pelo professor, as informações do texto são comparadas com o cotidiano das salas de aulas.

Resultados: Fortalecimento da pratica de pesquisa e leitura de material científico.

 

Projeto: A Química do Fogo.

Objetivo: Aplicar o projeto envolvendo toda a comunidade escolar.

Descrição: O projeto foi realizado no auditório do colégio, com palestras e exposição de experimentos que tratavam do fogo.

Resultados: Explicações sobre fogo, incêndios, e reações de combustão.

 

Capacitação para uso do Laboratório

Objetivo: Proporcionar ao aluno um conhecimento acerca das normas que devem ser seguidas num laboratório, conhecer as vidrarias utilizadas e esclarecer e conscientiza-se da importância de um descarte apropriado aos resíduos produzidos no laboratório.

Descrição: Divisão dos alunos em grupos de estudo para a leitura do material sobre normas de segurança e   demonstrada as vidrarias e suas respectivas funcionalidades. Jogo confeccionado com intuito de fazer com que reconheçam as vidrarias e suas funções.

Resultados: Deixar os alunos preparados para a vivencia em um laboratório de química com segurança.

 

Oficina: Mudanças de Estados Físicos da Matéria, densidade, misturas homogêneas e heterogêneas e separação de Misturas.

Objetivos: Proporcionar a visualização mudanças de seus estados físicos, além de possibilitar o entendimento de sua importância na vida dos seres. Mostrar a existência do vapor de água no ar, o fenômeno da condensação e a formação da geada nos dias frios. Demonstrar a formação de fases distintas devido a diferença de densidade entre as substâncias utilizadas. Trabalhar com misturas, densidade e solubilidade.

Descrição: A atividade foi dividida em quatro encontros no laboratório de química onde os pibidianos fizeram a exposição do conceito de densidade e sua importância, Posteriormente, serão mostrados os materiais.

Os alunos realizaram, sob orientação dos pibidianos, os experimentos relacionados à oficina incluindo a construção de um destilador com materiais recicláveis.

Resultados: Aprofundamento do conteúdo trabalhado em sala de aula através da experimentação. Fortalecimento da pratica em laboratório.

 

Oficina: Classificação e Identificação dos Elementos, propriedades da tabela periódica, distribuição eletrônica e ligações químicas

Objetivo: Demonstrar a reação da naftalina com vinagre e bicarbonato de sódio, além de suas respectivas características físicas. Identificar misturas homogêneas e heterogêneas, assim como o número de fases e componentes de cada mistura. Explicar a movimentação dos elétrons na eletrosfera, a partir da formação da mesma, evidenciar o raio atômico. Trabalhar noção dos termos como campo eletromagnético, e consequentemente, raio atômico, além de evidenciar a condutividade elétrica dos compostos iônicos.

Descrição: A aula foi planejada e desenvolvida com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula culminando com experimentos Teste de Chama.

Resultados: Melhor exposição, por parte dos pibidianos, e entendimento, pelos alunos, da relação entre teoria e prática do conteúdo trabalhado.

 

Oficina: Teste de Condutibilidade, eletropositividade e eletronegatividade e diferenças entre compostos iônicos e covalentes.

Objetivo: Testar a condutibilidades dos compostos, tanto iônicos como covalentes. Observar e interpretar um fenômeno com utilização de modelos atômicos. Mostrar diferentes tipos de reações químicas: uma reação de decomposição, outra com mudança de cor e ainda uma de substituição.

Descrição: Observação, discussão e prática realizada no laboratório de química pelos alunos com orientação dos pibidianos.

Resultados: Demonstrar de forma prática, em laboratório, os conteúdos vistos em sala de aula.