Escola: Colégio Estadual Idalice Nunes
Coordenador: Djalma Meira Gomes Junior
Supervisores: Neilce Neres Pereira de Carvalho e Norma Pereira da Costa Gomes
Bolsistas: Ana Vitória Santos Pereira, Cristiano Aparecido Moreira Dias, Eliana Santos Caires Farias, Eliene Barbosa Leal de Matos, Éverton Batista dos Santos Toffanetto, Floriatan dos Santos Costa, Leandro Soares de Oliveira, Monique Bertoldo Fernandes, Raquel Ramos Magalhães, Rosalina Cotrim Reis.
Objetivo: Realizar diagnóstico quali-quantitativo, avaliando o perfil escolar do Colégio Estadual Idalice Nunes na intenção de identificar possíveis campos de atuação no âmbito do PIBID, de modo a possibilitar que as ações realizadas sejam condizentes com o currículo, com a identidade escolar e com o contexto social em que a escola está inserida.
Descrição: O estudo se deu por meio da análise de dados fornecidos por órgãos como o Ministério da Educação e Secretarias de Educação. Além de coletas de dados in loco por meio da aplicação de questionários e instrumentos avaliativos. Além do estudo do Projeto Político Pedagógico da Escola.
Resultados: Possibilitou, além de conhecer melhor o ambiente escolar e toda a sua estrutura organizacional, mas também entender os limites e possibilidades enquanto instituição de ensino da educação básica. O que permitirá, a longo prazo realizar um balanço dos avanços a afim de ampliar as ações realizadas na escola, delimitando temas relevantes e contextualizados para trabalhar no âmbito do PIBID.
Objetivo: Foi feito um estudo geral da escola com o intuito de propor futuramente ações condizentes com o currículo, com a identidade e principalmente, contexto social em que a escola está inserida.
Descrição: Foi feito um estudo do PPP da escola, a qual foi consultada a coordenadora pedagógica sobre questões importantes sobre o funcionamento e organização escolar. Em um segundo momento foi levantado um quadro geral da escola, considerando aspectos qualitativos como condições do espaço, quanto conforto, segurança; e aspectos qualitativos como número de banheiros, salas, alunos, professores, laboratórios, e outros espaços.
Um questionário com questões abertas e fechadas foi aplicado aos alunos. Por fim, foi traçado um perfil sobre a escola, considerando não só a estrutura física mas também, o corpo docente/discente e funcionários da escola.
Resultados: De posse do perfil da escola como um todo, os pibidianos foram capazes de realizar ações muito menos utópicas e mais realistas com maiores chances de sucesso.
Tudo isso ajudou fortalecer a maturidade docente de cada licenciando em química e ajudou também a planejar e avaliar melhor o seu local de ação, garantindo assim a construção de conhecimentos novos, uma vez que se pode colocar em prática conhecimentos adquiridos em disciplinas como pesquisa e Práticas Pedagógicas, Didática, entre outas.
Objetivo: Estudar textos sobre o Ensino de Ciências e Química, formação do professor e experimentação, visando promover intervenções e outras ações pedagógicas de forma profícua, inovadora. Bem como Compreender o universo da docência, ter um embasamento teórico, no que diz respeito à formação de professores, e sobre a teoria e a prática, no qual a todo o momento nos é proposto.
Descrição: No decorrer das atividades do PIBID foram pesquisados vários temas pertinentes ao trabalho desenvolvido no PIBID.
Procurou-se primeiro fazer uma investigação bibliográfica, consultando bancos online de trabalhos científicos, livros no acervo da escola trabalhada, na biblioteca municipal, entre outros.
Resultados: Através das inúmeras investigações bibliográficas foi possível embasar e melhorar as intervenções realizadas. Garantindo uma maior articulação entre teoria com prática na perspectiva científica.
Objetivos: Contextualizar o ensino de Química por meio da realização de experimentos com materiais do cotidiano e de baixo custo que integrem teoria e prática, possibilitando compreender a organização e o desenvolvimento de conhecimentos científicos nas áreas das Ciências Exatas e da Natureza.
Descrição: Realização de experimentações; discussões sobre os resultados obtidos; contextualização com o cotidiano do aluno.
Depois se seguiu realizando várias experimentações divertidas e previamente testadas, que prenderam a atenção dos alunos, depois de cada experimento foram realizadas as explicações dos fenômenos e das suas respectivas equações químicas.
Resultados: Ampliou a interação e o interesse dos alunos para com a disciplina de Química. Os alunos participaram ativamente das práticas e demonstraram ter realmente compreendido o princípio de grande parte dos experimentos realizados.
A realização das experimentações foram importantes para os alunos, pois permitiu compreender na prática os fatos estudados.
Objetivos: Entender a importância da Química para a vida, enfatizando a sua presença no cotidiano, de forma contextualizada, dessa forma, ampliar os saberes dos alunos, permitindo-os analisar, discutir e posicionar-se criticamente em relação aos temas de ciência e tecnologia.
Descrição: Por meio da promoção de discussões realizadas após leituras de textos e experimentos no âmbito do Ensino de Química; Desmonte de um computador inutilizável identificando suas principais partes, meios e processos usados para produção dos materiais além dos princípios de funcionamento de algumas partes do equipamento e a separação dos componentes presentes no computador por tipo de material usado na sua fabricação.
Resultados: A realização a oficina possibilitou aos alunos público alvo compreender de forma mais específica o funcionamento de eletrônicos, por meio da realização de experimentos que justificam de forma mais clara e concisa. Ainda, possibilitou um maior entendimento sobre os processos de fabricação dos equipamentos e descarte dos materiais, além dos problemas gerados com o descarte inadequado e consumo desenfreado dos equipamentos eletroeletrônicos.
Objetivos: A biblioteca Ecológica tem como objetivo decorar e mobiliar a biblioteca da escola com objetos feitos pelos próprios alunos em oficinas de reciclagem.
Descrição: As oficinas serão realizadas em horário oposto das aulas comuns, com duração de uma semana, e serão realizadas as terças e quintas, três horas em cada período (três horas matutinas e três horas vespertinas), perfazendo um total de 12 horas.
Resultados: Trabalhar o conceito dos três “Rs” Reduzir, Reutilizar e Reciclar; Conscientizar sobre o meio ambiente; Decorar a biblioteca; Incentivar a leitura; Fazer oficinas de reciclagem: Construir prateleiras, Bancos e Pufes;
Objetivos: Promover a aproximação de toda a comunidade escolar com o desenvolvimento científico, bem como, traduzir as ações realizadas em resultados dentro da sala de aula. Organização e planejamento da Feira de Ciências, por meio da organização e construção de várias salas temáticas abordando diversas temáticas importantes que vão complementar o currículo dos alunos e promover reflexões sobre temas importantes. A Feira de Ciências foi realizada entre os dias 04 e 05 de dezembro de 2014. Com a apresentação de 10 salas temáticas dos mais diversos temas, desde o Ensino de Química a Sustentabilidade.
Projeto Sala Ecológica
Promover reflexões sobre o tema sustentabilidade, por meio da apresentação de materiais e projetos de desenvolvimento sustentável, fomentando a consolidação das práticas sustentáveis na escola e na comunidade, fortalecendo a importância do desenvolvimento sustentável na escola. Serão construídos modelos de tecnologias sustentáveis de baixo custo com reutilização de materiais; Produção de maquetes e modelos; Produção de mini documentário sobre sustentabilidade; Construção da sala Eco e apresentação de propostas para o desenvolvimento sustentável na escola.
A produção dos materiais já está em andamento em parceria com professores e com os alunos do 2º ano da escola. A sala será montada, com a apresentação de todos os conteúdos produzidos nos dias 04 e 05 de dezembro de 2014 fazendo parte da programação da I Feira de Ciências e Matemática da Escola.
Sala de Aromaterapia e Projeto de Extração de Óleos Essenciais
Extrair e aplicar óleos essenciais de vegetais (da casca da laranja), utilizando-se do princípio da destilação por arraste a vapor para possíveis produções em perfumaria.
Monitoria com um Minicurso voltado à extração de óleos essenciais visando instigar os mesmos o interesse de realizarem experimentos que comprovem as diversas técnicas de extração de essências e suas aplicabilidades práticas; Uso da técnica escolhida será a destilação por arraste a vapor, método mais simples que consiste em separar misturas imiscíveis (agua e óleo) com diferentes pontos de ebulição.
Sala de Astronomia
Apresentar aos alunos conceitos básicos de astronomia e prepará-los para a sala temática de “Astronomia”. Os alunos do 9º ano “A” e “B” foram reunidos na sala de vídeo. Na sequência foi apresentado os conceitos básicos de astronomia, bem como foi diferenciado e desconstruído conceitos errados acerca do tema. A oficina foi pautada na dialogicidade, enfatizando-se o método socrático de pergunta e resposta, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos. Sendo portanto, buscado as respostas nos alunos por meio de perguntas problematizações e indagações pertinentes, para os alunos construírem uma resposta, formularem uma solução para o problema e não apenas receberem respostas prontas. Por fim os alunos fizeram uma lista com dez perguntas e respostas sobre a aula.
Sala de Química
Evitar a monotonia nas aulas de química, tornando prazeroso o conhecimento através de atividades práticas. Esta sala temática foi apresentada na I Feira de Ciências, com a demonstração de reações química, criação de modelos atômicos por meio do uso de bolinhas de isopor e palitos de dentes.