TÍTULO DE PROJETO | AUTORIA |
Vivendo a biologia: um relato de experiência das aulas práticas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFBaiano, Campus Serrinha | Antônio Gustavo Carneiro da Cruz, Hellen Pinheiro da Mota Silva, Jamile dos Santos Ferreira, Michel Santos de |
Empreendedorismo, arranjos produtivos locais, economia solidária com ênfase na territorialidade: uma abordagem inovadora na geografia | Rafael da Silva, Patrícia Carla Alves Pena, Erissandra Silva Bispo, Thaise Argolo da Silva |
Agroecologia sem luta de classe é jardinagem: promovendo a sinergia entre agroecologia, educação e o Programa de Residência Pedagógica para reduzir impactos do novo ensino médio nos conteúdos de biologia e geografia | Rafael da Silva Santos, Patrícia Carla Alves Pena, Thaise Argolo da Silva, Cássia da Paixão Costa |
Um relato de experiência: regência em sala de aula um olhar sobre a perspectiva docente no ensino de química no curso de agropecuária no IF BAIANO Campus Catu | Ana Luiza de Souza dos Santos, Elizabeth Batista Borges, Denílson Santana Sodré dos Santos |
O ser professor(a)-pesquisador(a) e a geografia escolar: reflexões a partir da iniciação à docência. | Matheusa Ribeiro, Rosangela de Brito Santos, Tiago dos Santos Fonseca, Maísa Barbosa Caldas, Bruno Rodrigues da Silveira |
Geografia do voto: observatório da produção do espaço agrário pelo Congresso Nacional – sessão legislativa 2023 | Thaissa Soares Oliveira, Aline Lima |
A química dos perfumes: uma abordagem para o ensino da química orgânica | Claúdia Santos Santana, Helenira Lúcia Oliveira Gonçalves |
Resumo da experiência no projeto de residência pedagógica – a importância do reforço escolar | Ingrid J. Silva |
Produção de modelo didático de baixo custo para o ensino de mitose | Alessandra Conceição dos Santos, Giulianne Nayara Lima da Silva, Thécia Alfenas Silva Valente Paes |
Programa de Residência Pedagógica no processo de aperfeiçoamento da percepção inicial docente a partir de aulas práticas: um relato de experiência. | Francielle do Nascimento Bomfim; Perimar Espírito Santo de Moura; Thécia Alfenas Silva Valente Paes |
Programa de Residência Pedagógica: relato de experiência sobre a iniciação à docência no Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos | Jucilia dos Santos Pereira, Renata Amparo Araújo, Nelma dos Santos Freitas, Thécia Alfenas Silva Valente Paes |
Aedes aegypti e resíduos sólidos no contexto escolar instituto federal baiano no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação | Wanessa Gabrielly Silva Pacheco, Adrianny Alcantara do Nascimento, Andrelita Rodrigues da Silva Neta, Patrícia Oliveira dos Santos, Luciano de Araújo Pereira |
Relato de experiência: Produção de sabão na modalidade EJA | Juliana Catulino De Santana Costa, Sandokan Moreira, Maria Izabel Da Silva Ramos, Alexandra de Souza de Carvalho |
Um relato de experiência: regência em sala de aula um olhar sobre a perspectiva docente no ensino de química no curso de agropecuária no IF Baiano Campus Catu | Ana Luiza de Souza dos Santos, Elizabeth Batista Borges, Denilson Santana Sodré dos Santos |
Oficinas no ensino médio: metodologia ativa que promove habilidades e aprendizagem significativa | Edneia da silva souto, Carmen de assunção Neves, Mirelly Castro Cotrim, Samaia Castro Coelho, Gracy Karla da Rocha Cortes |
Relatos de um residente | Hugo Santos Andrade Viana, Saulo Luis Capim, Ismirna II Pereira dos Santos |
O impacto das mudanças na grade curricular do novo ensino médio nas matérias de biologia e química | Camila Vitoria Costa Ferreira, Geane Viana Costa, João Pedro Teixeira Rodrigues, Vinícius Crispim Lima de Barros Caetano |
Análise do perfil de turmas de escolas estaduais parceiras do PIBID interdisciplinar | Bianca de Oliveira Reis, Islan Nilton de Oliveira, Vinícius Crispim Lima de Barros Caetano, Jane Geralda Ferreira Santana |
Caracterização pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Guanambi/BA | Angeli Silva Sousa, Greice Kelly Silva Cotrim, Naiara Pereira Araújo, Paloma Dias Gomes, Alynne Gomes de |
Produção de materiais didáticos e práticas lúdicas no ensino de ciências | Ana Luiza De Jesus Machado, Deise M. da Silva, Patrícia |
Júri simulado: digerindo a química biologicamente em humanos | Deivid Magalhães Lopes, Isabel Nascimento Macedo, Luzi Ellen Barbosa Guimarães, Maria Clara Almeida Rodrigues, Sayonara Cotrim Sabioni |
Adubação orgânica em tomateiro irrigado com água salina | Edgard Landulpho Cruz Júnior, Rayssa Pereira Fernandes, Júlia Stefany Rocha Carvalho, Felizarda Viana Bebé |
Práticas de compostagem: uma proposta de oficina didática para o ensino de química e educação ambiental em turmas do ensino médio | Jaine Costa Cruz, Samuel Costa Rodrigues, Enoc Lima do Rego, Gracy Karla da Rocha Cortes Souza |
A contextualização do ensino prático de eletroquímica com materiais alternativos: relato de | Rayssa Millena Cardoso Teixeira Sousa, Nágila Carla Guimaraes Fernandes, Bruna Patrícia Mendes de Jesus |
A produção de pilhas em séries com materiais sustentáveis para a compreensão do conteúdo | Luís Henrique Pereira Neves, Enoc Lima do Rego, Gracy Karla Da Rocha Cortes Souza |
Oficina de práticas experimentais: aprendendo sobre a entalpia | Natália Louro Silva, Aline Nascimento Souza Silvana, Aparecida Santos, Samaia Castro Coelho, Gracy Karla da Rocha Cortes Souza |
Desdobramentos das metodologias ativas no Programa de Residência Pedagógica | Maria A. N. de Santana, Letícia Santos de Oliveira Pereira, Lucineide P. S. dos Santos, Aline dos S. Lima |
Contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação docente | Jamile Oliveira de Jesus; Isabelly Luane Souza Braga; Lucineide Pereira Santos dos Santos; Aline dos Santos Lima |
Desafios e oportunidades da interdisciplinaridade entre biologia e geografia na iniciação à docência: um relato de experiência | Viviane Souza Santos, Herlei Nascimento Santos, Marcos Oliveira Santos, Maria Aparecida de Sousa Aquino, Maria Celeste Oliveira, Edilaine Andrade Melo |
Inclusão das diferenças no ambiente escolar | Anna Caroline Costa Silva, FABIANA AMORIM, Jamile Ferreira Dias, Jaqueline Teixeira Mota, Alynne Gomes de Jesus |
Análise de perfil de turmas distintas do segundo ano matutino de análises clínicas, | Inara dos Santos Coutinho, Gabriella Pires Da Silva, Vinícius Crispim Lima de Barros Caetano |
Jogo de tabuleiro: aparelho digestivo e digestão dos ruminantes-PIBID | Caio Vitor Santos Batista Lopes, Gilcimara Alves Rodrigues, Janielle Dias Rodrigues, Jenifer Paes Teixeira, |
Sustentabilidade na química: produção de biodiesel a partir de óleo residual como alternativa para substituição de combustíveis fósseis, uma abordagem em oficinas do programa residência pedagógica | Lázaro Fernando Dantas dos Santos, Enoc Lima do Rego, Gracy Karla da Rocha Cortes Souza |
Alimentação Saudável: uma análise sobre o experimento de um lanche saudável realizado no Colégio Municipal Natur De Assis Filho Modelo CPM de Ubaíra-BA | Roberto dos Santos Reis, Girlêda Silva Brandão, Bruno Rodrigues da Silveira |
Uma análise sobre educação ambiental na comunidade de Jenipapo em Ubaíra-BA | Cleison Oliveira da Silva, Kathiara dos Santos Silva, Sandra Santos de Jesus, Neta, Aline dos Santos Lima |
Importância do PIBID para formação de professores | Everson Oliveira Silva, Ana Rute Santos Borges, Edilaine Andrade Melo, Girleda Silva Brandão |
Trilhando Santa Inês: o uso de jogos como ferramenta didática para a alfabetização das ciências geográficas e biológicas. | Leandro Rocha dos Santos, Marcos Antônio Santos dos Santos, Maria Inês Trindade Lima, Gisele dos Santos |
Vocês nem imaginam o prazer que é estar de volta! A contribuição do PRP na reparação de prejuízos impostos pela pandemia do covid-19 e a reforma do novo ensino médio nas aulas de biologia no colégio estadual de tempo integral de Mutuípe, BA | Rafael da Silva, Patrícia Carla Alves Pena, Climeya Andrade Costa Bastos, Cássia da Paixão Costa |
Relato de experiência: contribuições do Programa Residência Pedagógica para a ressignificação da prática docente | Lucineide Pereira Santos dos Santos, Aline dos Santos Lima |
O uso da música como recurso didático para o ensino-aprendizagem da geografia | Ana Rita de S. Oliveira, Iasmim de J. Santos, Reinalda de |
O Projeto Interdisciplinar “Que Climão, hein?” do Colégio Estadual José Malta Maia da cidade de Jiquiriçá-BA na visão dos futuros docentes | Rebeca O. de Almeida, Lailton de Q. Lima, Luana S. Lima, Joedna T. F. Guimarães, Bruno R. da Silveira |
Confiabilidade de estudantes nas vacinas no período pós pandêmico | Emille P. de Almeida, Ana Liz M. da S. e Silva, Lesly Mony S.de Freitas, Michele S. Santos², Aline dos Santos Lima |
A importância do ensino sobre educação sexual para alunos do ensino fundamental II – anos finais | Ana Rute Santos Borges, Raiana Santos de Quadros, Girlêda Silva Brandão, Edilaine Andrade Melo |
Processo de implementação do modelo de Colégio da Polícia Militar (CPM) – gestão compartilhada, em uma escola pública do Vale | Debora Lima da Rocha, Grazielly de Jesus Mota dos Anjos, Guilherme Mota de Lima, Edilaine Andrade Melo, Girleda Silva Brandão |
Atuação de pibidianos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Baiano Campus Catu | Luísa G. Silva, Joceli S. Júnior, Laís L. Tosta, Dalila S. Monteiro, Wanderson F. da S. Alves |
Relato de experiência, desafios e possibilidades sobre o projeto de residência pedagógica no colégio estadual de santana, povoado cajueiro, Serrinha-BA | Brenno Matheus Santiago Lima, Iaçanan Carneiro de Jesus, José Fernando Souza Dantas, Valmira Santana Silva, Jaqueline Figuerêdo Rosa, Luciano Oliveira Avelino |