Pular para o conteúdo

VIII PIBID / III PRP

Apresentação de Relatos de Experiências (ORAL)
TÍTULO DE PROJETOAUTORIA
Vivendo a biologia: um relato de experiência das aulas práticas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFBaiano, Campus SerrinhaAntônio Gustavo Carneiro da Cruz, Hellen Pinheiro da Mota Silva, Jamile dos Santos Ferreira, Michel Santos de
Empreendedorismo, arranjos produtivos locais, economia solidária com ênfase na territorialidade: uma abordagem inovadora na geografiaRafael da Silva, Patrícia Carla Alves Pena, Erissandra Silva Bispo, Thaise Argolo da Silva
Agroecologia sem luta de classe é jardinagem: promovendo a sinergia entre agroecologia, educação e o Programa de Residência Pedagógica para reduzir impactos do novo ensino médio nos conteúdos de biologia e geografiaRafael da Silva Santos, Patrícia Carla Alves Pena, Thaise Argolo da Silva, Cássia da Paixão Costa
Um relato de experiência: regência em sala de aula um olhar sobre a perspectiva docente no ensino de química no curso de agropecuária no IF BAIANO Campus CatuAna Luiza de Souza dos Santos, Elizabeth Batista Borges, Denílson Santana Sodré dos Santos
O ser professor(a)-pesquisador(a) e a geografia escolar: reflexões a partir da iniciação à docência.Matheusa Ribeiro, Rosangela de Brito Santos, Tiago dos Santos Fonseca, Maísa Barbosa Caldas, Bruno Rodrigues da Silveira
Geografia do voto: observatório da produção do espaço agrário pelo Congresso Nacional – sessão legislativa 2023Thaissa Soares Oliveira, Aline Lima
A química dos perfumes: uma abordagem para o ensino da química orgânicaClaúdia Santos Santana, Helenira Lúcia Oliveira Gonçalves
Resumo da experiência no projeto de residência pedagógica – a importância do reforço escolarIngrid J. Silva
Produção de modelo didático de baixo custo para o ensino de mitoseAlessandra Conceição dos Santos, Giulianne Nayara Lima da Silva, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Programa de Residência Pedagógica no processo de aperfeiçoamento da percepção inicial docente a partir de aulas práticas: um relato de experiência.Francielle do Nascimento Bomfim; Perimar Espírito
Santo de Moura; Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Programa de Residência Pedagógica: relato de experiência sobre a iniciação à docência no Colégio Estadual Bernardo Bispo dos SantosJucilia dos Santos Pereira, Renata Amparo Araújo, Nelma
dos Santos Freitas, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Aedes aegypti e resíduos sólidos no contexto escolar instituto federal baiano no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de IniciaçãoWanessa Gabrielly Silva Pacheco, Adrianny Alcantara do Nascimento, Andrelita Rodrigues da Silva Neta, Patrícia Oliveira dos Santos, Luciano de Araújo Pereira
Relato de experiência: Produção de sabão na modalidade EJAJuliana Catulino De Santana Costa, Sandokan Moreira,
Maria Izabel Da Silva Ramos, Alexandra de Souza de Carvalho
Um relato de experiência: regência em sala de aula um olhar sobre a perspectiva docente no ensino de química no curso de agropecuária no IF Baiano Campus CatuAna Luiza de Souza dos Santos, Elizabeth Batista Borges, Denilson Santana Sodré dos Santos
Oficinas no ensino médio: metodologia ativa que promove habilidades e aprendizagem significativaEdneia da silva souto, Carmen de assunção Neves, Mirelly Castro Cotrim, Samaia Castro Coelho, Gracy Karla da Rocha Cortes
Relatos de um residenteHugo Santos Andrade Viana, Saulo Luis Capim, Ismirna II Pereira dos Santos
O impacto das mudanças na grade curricular do novo ensino médio nas matérias de biologia e químicaCamila Vitoria Costa Ferreira, Geane Viana Costa, João Pedro Teixeira Rodrigues, Vinícius Crispim Lima de Barros Caetano
Análise do perfil de turmas de escolas estaduais parceiras do PIBID interdisciplinarBianca de Oliveira Reis, Islan Nilton de Oliveira, Vinícius Crispim Lima de Barros Caetano, Jane Geralda Ferreira Santana
Caracterização pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Guanambi/BAAngeli Silva Sousa, Greice Kelly Silva Cotrim, Naiara Pereira Araújo, Paloma Dias Gomes, Alynne Gomes de
Produção de materiais didáticos e práticas lúdicas no ensino de ciênciasAna Luiza De Jesus Machado, Deise M. da Silva, Patrícia
Júri simulado: digerindo a química biologicamente em humanosDeivid Magalhães Lopes, Isabel Nascimento Macedo, Luzi Ellen Barbosa Guimarães, Maria Clara Almeida Rodrigues, Sayonara Cotrim Sabioni
Adubação orgânica em tomateiro irrigado com água salinaEdgard Landulpho Cruz Júnior, Rayssa Pereira Fernandes, Júlia Stefany Rocha Carvalho, Felizarda Viana Bebé
Práticas de compostagem: uma proposta de oficina didática para o ensino de química e educação ambiental em turmas do ensino médioJaine Costa Cruz, Samuel Costa Rodrigues, Enoc Lima do Rego, Gracy Karla da Rocha Cortes Souza
A contextualização do ensino prático de eletroquímica com materiais alternativos: relato deRayssa Millena Cardoso Teixeira Sousa, Nágila Carla Guimaraes Fernandes, Bruna Patrícia Mendes de Jesus
A produção de pilhas em séries com materiais sustentáveis para a compreensão do conteúdoLuís Henrique Pereira Neves, Enoc Lima do Rego, Gracy Karla Da Rocha Cortes Souza
Oficina de práticas experimentais: aprendendo sobre a entalpiaNatália Louro Silva, Aline Nascimento Souza Silvana,
Aparecida Santos, Samaia Castro Coelho, Gracy Karla da Rocha Cortes Souza
Desdobramentos das metodologias ativas no Programa de Residência PedagógicaMaria A. N. de Santana, Letícia Santos de Oliveira
Pereira, Lucineide P. S. dos Santos, Aline dos S. Lima
Contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação docenteJamile Oliveira de Jesus; Isabelly Luane Souza Braga;
Lucineide Pereira Santos dos Santos; Aline dos Santos Lima
Desafios e oportunidades da interdisciplinaridade entre biologia e geografia na iniciação à docência: um relato de experiênciaViviane Souza Santos, Herlei Nascimento Santos, Marcos Oliveira Santos, Maria Aparecida de Sousa Aquino, Maria Celeste Oliveira, Edilaine Andrade Melo
Inclusão das diferenças no ambiente escolarAnna Caroline Costa Silva, FABIANA AMORIM, Jamile Ferreira Dias, Jaqueline Teixeira Mota, Alynne Gomes de Jesus
Análise de perfil de turmas distintas do segundo ano matutino de análises clínicas,Inara dos Santos Coutinho, Gabriella Pires Da Silva, Vinícius Crispim Lima de Barros Caetano
Jogo de tabuleiro: aparelho digestivo e digestão dos ruminantes-PIBIDCaio Vitor Santos Batista Lopes, Gilcimara Alves Rodrigues, Janielle Dias Rodrigues, Jenifer Paes Teixeira,
Sustentabilidade na química: produção de biodiesel a partir de óleo residual como
alternativa para substituição de combustíveis fósseis, uma abordagem em oficinas do programa residência pedagógica
Lázaro Fernando Dantas dos Santos, Enoc Lima do Rego, Gracy Karla da Rocha Cortes Souza
Alimentação Saudável: uma análise sobre o experimento de um lanche saudável realizado no Colégio Municipal Natur De Assis Filho Modelo CPM de Ubaíra-BARoberto dos Santos Reis, Girlêda Silva Brandão, Bruno Rodrigues da Silveira
Uma análise sobre educação ambiental na comunidade de Jenipapo em Ubaíra-BACleison Oliveira da Silva, Kathiara dos Santos Silva, Sandra Santos de Jesus, Neta, Aline dos Santos Lima
Importância do PIBID para formação de professoresEverson Oliveira Silva, Ana Rute Santos Borges, Edilaine Andrade Melo, Girleda Silva Brandão
Trilhando Santa Inês: o uso de jogos como ferramenta didática para a alfabetização das ciências geográficas e biológicas.Leandro Rocha dos Santos, Marcos Antônio Santos dos Santos, Maria Inês Trindade Lima, Gisele dos Santos
Vocês nem imaginam o prazer que é estar de volta! A contribuição do PRP na reparação de prejuízos impostos pela pandemia do covid-19 e a reforma do novo ensino médio nas aulas de biologia no colégio estadual de tempo integral de Mutuípe, BARafael da Silva, Patrícia Carla Alves Pena, Climeya Andrade Costa Bastos, Cássia da Paixão Costa
Relato de experiência: contribuições do Programa Residência Pedagógica para a ressignificação da prática docenteLucineide Pereira Santos dos Santos, Aline dos Santos Lima
O uso da música como recurso didático para o ensino-aprendizagem da geografiaAna Rita de S. Oliveira, Iasmim de J. Santos, Reinalda de
O Projeto Interdisciplinar “Que Climão, hein?” do Colégio Estadual José Malta Maia da cidade de Jiquiriçá-BA na visão dos futuros docentesRebeca O. de Almeida, Lailton de Q. Lima, Luana S. Lima, Joedna T. F. Guimarães, Bruno R. da Silveira
Confiabilidade de estudantes nas vacinas no período pós pandêmicoEmille P. de Almeida, Ana Liz M. da S. e Silva, Lesly Mony
S.de Freitas, Michele S. Santos², Aline dos Santos Lima
A importância do ensino sobre educação sexual para alunos do ensino fundamental II – anos finaisAna Rute Santos Borges, Raiana Santos de Quadros, Girlêda Silva Brandão, Edilaine Andrade Melo
Processo de implementação do modelo de Colégio da Polícia Militar (CPM) – gestão compartilhada, em uma escola pública do ValeDebora Lima da Rocha, Grazielly de Jesus Mota dos Anjos, Guilherme Mota de Lima, Edilaine Andrade Melo, Girleda Silva Brandão
Atuação de pibidianos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Baiano Campus CatuLuísa G. Silva, Joceli S. Júnior, Laís L. Tosta, Dalila S. Monteiro, Wanderson F. da S. Alves
Relato de experiência, desafios e possibilidades sobre o projeto de residência pedagógica no colégio estadual de santana, povoado cajueiro, Serrinha-BABrenno Matheus Santiago Lima, Iaçanan Carneiro de Jesus, José Fernando Souza Dantas, Valmira Santana Silva, Jaqueline Figuerêdo Rosa, Luciano Oliveira Avelino
Apresentação de Relatos de Experiências (Banner)
TÍTULO DO PROJETOAUTORIA
Utilização de massa de modelar para confecionar modelo didático sobre desenvolvimento embrionárioAlana dos Dantos Brotas, Giulianne Nayara Lima da Silva, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Programa de Residência Pedagógica: relato de experiência sobre a iniciação à docência no Colégio Estadual Bernardo Bispo dos SantosEmily dos Santos Coutinho, Nelma dos SantosFreitas, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
A nomenclatura científica e a feira agrocientífica como ferramenta didática no ensino da classificação para aulas de biologia em uma instituição de ensino quilombola do município de Valença-BANatalí de Jesus Santos, Alana Conceição dos Santos, Nelma dos Santos Freitas, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
A formação inicial docente em ciências biológicas apartir do Programa de Residência PedagógicaFranciele Silva Moreno Ramos, Perimar Espírito Santo de Moura Espírito Sant, ThéciaAlfenas Silva Valente Paes
Relato de experiência: projeto residência pedagógica e a formação docenteMilena Dos Santos Silva, Perimar Moura do Espírito Santo, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Relato de experiência residência pedagógica e formação docenteJoyce Rocha Santos, Perimar Moura do Espírito Santo, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Horta na escola: um encontro com saberes, sabores e a botânicaAndreia B. da S. Alcântara, Ioneide dos S. de Jesus, Patrícia O. dos Santos, Ana L. de J. Machado, Deise M. da Silva, Douglas S. Rangel, Josielle da L. S. Ribeiro, Juci dos S. Pereira , Layse M. de Souza , Lucas P. de S. Santos
A contribuição do ensino de biologia para o grupo de apoio motivacional (GAM):promovendo competências socioeducacionais e bem-estar dos estudantesLayse M. de Souza, Douglas S. Rangel, Patrícia O. dos Santos, Ana L. de J. Machado, Andreia B. da S. Alcântara, Deise M. da Silva, Douglas S. Rangel, Ioneide dos S. de Jesus, Josielle da L. S. Ribeiro, Juci dos S. Pereira, Lucas P. de S. Santos, Ana Patricia de O. Giffoni Duarte
O Criando Arte no CanvaAntonia Faria Santos, Evelly Keise Santos Lopes, João Gabriel Silva Rocha, Guilherme Teles Ribeiro, José Honorato Ferreira Nunes
Jogos Digitais na Sala de Aula: inovando a prática docenteGuilherme Teles Ribeiro, Mário da Silva Ferreira Júnior, Lucas Silva Santos, Wilton Nascimento da Silva1, José Honorato Ferreira Nunes
Percepções sobre Aedes aegypti e dengue pelos estudantes do Instituto Federal Baiano, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Campus ValençaSarah Maria Dias Dos, Jucélia dos Santos Pereira, Lázaro da Conceição Santos Patrícia Oliveira dos Santos, Luciano de Araújo Pereira
PIBID como estratégia de formação de licenciandos do curso de ciências biológicas do IFBAIANO, Campus ValençaJucilene De Jesus da Silva, Iasmin Cintra de Matos, Patrícia Oliveira dos Santos, Luciano de Araújo Pereira
Desvendando a genética através da tipagem sanguínea: uma bordagem prática para estudantes do ensino médioDaniela da Silva Brandão, Giulianne Nayara Lima da Silva, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
O uso de modelos didáticos de células eucarióticas nas aulas de biologia no ensino médioJaqueline Alves da Silva, Giulianne Nayara Lima da Silva, Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Ensino de biologia: um relato de experiência no Programa de Residência PedagógicaRadilson Gois Silva, Lavínia Souza Pereira, Lhorane dos Santos Ferreira, Valéria de Mattos Monteiro, Nicassia Araújo Silva, José Roberto Silva de Santana Júnior
Uso das ferramentas da Microsoft disponibilizadas pelo e-mail institucional doIFBAIANOAlan Nascimento Oliveira, Diego Pereira Soares de Paulo,Alexandre Dias de Assis, João Bernardo dos Santos Silva,Aldenice de Jesus Cardoso de Almeida, Luis Henrique Aquino de Carvalho, Raiane Dias do Nascimento, Jaize Ferreira da Silva, Jefferson Carvalho Vieira Monteiro
Utilizando aplicativos como o eval bee para aprimorar a correção de provas: uma abordagem inovadora para professoresCarlos Eduardo Carvalho Hermogenes, João Gabriel Silva Rocha, Mário da Silva Ferreira Júnior, Wilton Nascimento da Silva, José Honorato Ferreira Nunes
Minicurso de nivelamento em informáticaCarlos Eduardo Carvalho Hermógenes, Lucas Silva Santos, Antônia Faria Santos, Evelly Keise Santos Lopes, José Honorato Ferreira Nunes