VII Seminário do PIBID

O VII Seminário Institucional PIBID do IF Baiano, acontecerá como parte integrante da programação oficial do Congresso de Ensino e Pesquisa do Instituo Federal Baiano que ocorrerá no período de 15 a 18 de dezembro de 2020. Em virtude do momento singular do estado de pandemia causado pelo novo corona vírus em âmbito mundial, essa edição do Seminário do PIBID IF Baiano será realizada totalmente online na plataforma de transmissão de vídeo RNP. O evento tem como público-alvo licenciandos(as), professores(as), profissionais de educação e interessados(as) em formação docente e educação básica.

O VII Seminário Institucional PIBID do IF Baiano, volta-se à discussão sobre o tema: “Construção da identidade docente na formação inicial de professores(as) a partir da articulação do Ensino Superior com a Educação Básica no contexto contemporâneo.” A partir dessa temática busca-se promover um espaço fecundo para as discussões em torno da formação inicial de professores envolvendo a escuta e proporcionando um espaço de “fala” para os principais atores envolvidos no programa, sobretudo dos(as) estudantes dos cursos de licenciatura do IF Baiano, de professores(as) dos cursos de licenciatura, de professores(as) da educação básica, bem como dos(as) gestores(as) educacionais que vinculam-se direta e indiretamente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do IF Baiano.

Este Seminário está sendo promovido através da coordenação institucional do PIBID IF Baiano edição 2020/2022, com projeto institucional aprovado no Edital Capes Nº 02/2020.

O projeto institucional do PIBID IF Baiano edição 2020/2022 apresenta ações, dentre elas a realização deste seminário inicial, que promoverão impactos positivos para a construção da identidade docente dos licenciandos ainda na fase inicial da formação; também para a inovação e contextualização no que se refere aos aspectos metodológicos e curriculares do processo ensino-aprendizagem das escolas-campo, bem como, da formação acadêmica dos licenciandos. Através do PIBID IF Baiano, e da realização deste seminário, será possível apresentar diagnósticos/reflexivos iniciais do contexto educacional das escolas envolvidas, dos cursos de licenciatura do IF Baiano, e mais especificamente da condição do “ser” estudante dos cursos de formação de professores do IF Baiano.

O seminário terá duração de dois dias, sua programação está organizada com atividades no dia 15/12/2020 das 19:00 às 21:00 h e no dia 17/12/2020 das 14:00 às 17:00 h.

Para participar do VII Seminário Institucional PIBID do IF Baiano, basta inscrever-se como ouvinte (CLIQUE AQUI) no I Congresso de Ensino e Pesquisa do Instituto Federal Baiano e participar da programação nos dias e horários indicados, o evento será transmitido via plataforma Vídeo RNP.

Lista de Presença (CLIQUE AQUI) – Abertura Oficial – às 19h30, do dia 15/12/202 – Disponível durante a transmissão