Pular para o conteúdo

Seminário do PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que por meio de sua Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), fomenta a iniciação à docência nos cursos de licenciatura, em regime de colaboração com as redes de ensino.
Esta edição do processo seletivo apresenta-se em consonância com as normas do Edital Capes nº 23/2022, com a Portaria CAPES n° 83 de 27 de abril de 2022 e com os seguintes dispositivos legais e suas alterações: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Lei nº 11.273, de 06 de fevereiro de 2006, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010, Decreto nº 8.752, de 09 de maio de 2016 e demais legislações aplicáveis à matéria.

O Projeto Institucional PIBID do IF Baiano está vinculado à Pró-reitoria de Ensino (PROEN).

Dos Objetivos do PIBID/IF Baiano:
1. Fortalecer e promover a valorização da formação inicial de professores no IF Baiano.
2. Promover a articulação teoria e prática através do desenvolvimento de atividades de estudo teórico-reflexivo e atividades práticas a partir da articulação dos conteúdos da formação com a realidade cotidiana das escolas da educação básica.
3. Favorecer a inserção e adaptação dos(as) bolsistas de iniciação à docência de forma ativa e participativa nas escolas da educação básica.
4. Promover práticas metodológicas (métodos ativos; metodologia de resolução de problemas) inovadoras pautadas nos princípios do letramento cientifico; da popularização da ciência; da inclusão digital; em níveis crescentes de complexidade nas atividades do PIBID no IF Baiano.
5. Ampliar e implementar ações de parceria entre o IF Baiano e as escolas da rede estadual e municipal, possibilitando maior articulação entre a formação de professores no espaço acadêmico com o contexto das escolas públicas de educação básica.
6. Desenvolver trabalhos coletivos e interdisciplinares articulados entre os subprojetos e ao contexto das áreas que compõem cada curso de licenciatura do IF Baiano.
7. Fomentar grupo de estudo e de produções explorando os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco maior nas aprendizagens essenciais das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e outros estudos sobre o contexto educacional.
8. Potencializar as habilidades de leitura, escrita e de fala dos(as) licenciandos(as) participantes do PIBID.
9. Contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, influenciar positivamente o Índice de Desenvolvimento da 10. 10. Educação Básica (IDEB), das escolas inseridas no PIBID IF Baiano no interior do estado da Bahia.
11. Viabilizar a inovação pedagógica a partir da criação de materiais didáticos contextualizados e interdisciplinares.
12. Instigar a capacidade metacognitiva dos(as) bolsistas de iniciação à docência, no que se refere à análise de suas aprendizagens ao longo das atividades de iniciação à docência.