I Seminário de Residência Pedagógica do IF Baiano

O Programa Residência Pedagógica (PRP), criado em 2018, é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo estimular o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O Instituto Federal Baiano, aderiu ao Programa mediante submissão e aprovação do projeto institucional “Relação dialógica entre o contexto dos alunos e o conhecimento sistematizado: uma proposta interdisciplinar para a formação básica comum nacional” no Edital Capes 01/2020. O projeto institucional do IF Baiano está sendo desenvolvido por meio de dois subprojetos. O Subprojeto Interdisciplinar que contempla os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no campus Santa Inês, de Ciências da Computação no campus Senhor do Bonfim e de Geografia no campus Santa Inês. Já o Subprojeto de Química contempla a Licenciatura em Química nos campi Catu e Guanambi.

O IF Baiano está promovendo o I Seminário de Residência Pedagógica do IF Baiano com a seguinte programação:

Dia 16/12/2020 (quarta-feira) – Conferência online de abertura do Residência Pedagógica – Lista de Presença (CLIQUE AQUI) – Disponível durante a transmissão

19:00 às 19:30 hs – Apresentação Cultural

19:30 às 21:00 hs – Mesa de abertura: Relação dialógica entre o contexto dos alunos e o conhecimento sistematizado: uma proposta interdisciplinar para a formação básica comum nacional

Palestrante: Profa. Dra. Flávia Cristina de Macêdo Santana – UEFS

Dia 17/12/2020 (quinta-feira)Lista de Presença (CLIQUE) – Disponível durante a transmissão

14:00 às 16:00hs – Roda de diálogos Pibid e PRP: questões da formação de professores/as para/na Escola Básica.

Mediadores: Professor Dr. José Aurimar dos Santos Angelim do IF Baiano campus Senhor do Bonfim (Docente Orientador PRP) e Professora Dra. Rosineide Braz Santos Fonseca do IF Baiano campus Santa Inês (Coord. de Área PIBID)

Para obter mais informações sobre o I Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano, entre em contato através do e-mail prp@reitoria.ifbaiano.edu.br