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Programação

Atenção!

  • As palestras também serão disponibilizadas aqui no site nesta aba.
  • As listas de presença serão disponibilizadas por 24h e estarão logo abaixo de cada palestra/webinar.

24/11 Terça-feira

13h30 – Solenidade de Abertura (ao vivo)

13h50 Palestra de Abertura (ao vivo): Os desafios do ensino de Química em tempos de pandemia

A palestra buscará pensar tensões, dilemas, paradoxos e ambiguidades que os tempos atuais impõem para o sistema educativo, social e humano. Através de uma abordagem plural e dialética recontextualizará temas gerais da esfera pública do capitalismo, da técnica/ciência e do trabalho no contexto mais específico da educação em Química.

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Antônio Pinto Ribeiro (UESB campus Jequié)

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Colaborador na Universidade do Porto/Portugal. Área de atuação: filosofia e história da ciência; filosofia da química; didática das ciências; história do ensino e pesquisa de nível superior. Coordena os grupos de pesquisa: Investigações em, Filosofia, Química e Currículo e o Núcleo de Estudos e Investigações Metacientíficos.


15h – Webinar: Liofilização de amostras: fundamentos e aplicação
A liofilização é uma técnica que consiste na remoção de água contida na amostra, previamente congelada e submetida à baixa pressão. Dentro deste contexto, este Webinar abordará o princípio básico e a aplicação da técnica, a instrumentação e o funcionamento de um liofilizador.

Palestrante: Prof. Dr. Mário Sérgio de Oliveira Paz (IFTO campus Araguatins)

Doutor em Química Analítica pela UFCE com período Sanduíche no Instituto Superior de Engenharia do Porto -Portugal; Pós-doutorado em Química pela UFCE através do Programa Pesquisador Visitante Especial (PPVEs) da CAPES. Área de atuação: Ensino de Química – nível médio e superior. Na pesquisa atua na área de Química Analítica com ênfase em análises de resíduos de agrotóxicos em amostras ambiental e alimentar, cromatografia gasosa,  método de preparo de amostra empregando QuEChERS e análises antioxidante e antibacteriana.


16hWebinar: Síntese e caracterização de metalofármacos com ênfase na utilização de softwares

O minicurso apresentará as etapas de planejamento, obtenção de metalofármacos e o uso de ferramentas computacionais no auxílio do design de compostos com propriedades físico-químicas desejadas. Também será abordado os primeiros testes in vitro para avaliação bioinorgânica.

Palestrante: Prof. Dr. Rafael Gomes da Silveira (IFGOIANO campus Ceres)

Licenciado em química pela UEG (2008), Mestre em química de materiais pela UFG (2010), Doutor em ciência- área de concentração Química Inorgânica (2017). Área de atuação: síntese e caracterização de compostos de coordenação, principalmente por cristalografia de raios-X de pequenas moléculas, além da avaliação de propriedades biológicas e análise teórica por DFT de propriedades espectroscópicas e estruturais de metalofármacos.


17h – Palestra: Preparo de amostra para análise elementar

Para a maioria das análises químicas, as técnicas empregadas requerem algum tipo de tratamento da amostra que transforma a forma original em outra mais conveniente e/ou mais apropriada para a análise. Neste contexto, a palestra abordará os principais procedimentos de preparo de amostras utilizados previamente a uma análise espectroscópica para a determinação da composição elementar.

Palestrante: Profa. Dra. Andréia Cardoso Pereira (UFPA)

Mestra em Ciências, área de concentração em Química Analítica, pelo IQSC/USP; Doutora em Ciências, área de concentração em Química na Agricultura e no Ambiente, pelo CENA/USP, com período sanduíche na Universidade do Porto/ Portugal. Possui Pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais da UFMA. Possui experiência na área de Química Analítica, com ênfase em análises por injeção em fluxo com multicomutação, espectroscopia e preparo de amostras.


19h – Apresentação de trabalhos – Apresentações ao vivo em salas do google meet; o número de salas será definido de acordo com a quantidade de trabalhos aceitos; cada sala terá um moderador responsável.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, ACESSE: https://eventos.ifbaiano.edu.br/portal/2-encontro-quimica-guanambi/apresentacao-de-trabalhos/


25/11 Quarta-feira

9h – Palestra técnica: Cromatografia Bidimensional em GC e GC/MS

A palestra abordará os conceitos, instrumentação, configuração e aplicações da técnica de cromatografia bidimensional em GC e GC/MS.

Palestrante: Dr. Celso Blatt (Agilent Technologies Brasil)

Graduado em Química Industrial pela UFSM. Mestre e Doutor em Química Analítica pela USP. Pesquisador em instrumentação analítica na Instrumentos Científicos CG Ltda – SP de 1987 a 1992. Engenheiro de suporte e depois cientista de aplicações na Hewlett Packard / Agilent Technologies Brasil desde 1992 até hoje.


10h – Webinar: O uso da cromatografia de Pfeiffer em análise de solo

A Cromatografia Circular de Pfeiffer é uma técnica de análise qualitativa de baixo custo e de fácil interpretação que permite avaliar a qualidade de alimentos, adubos e acompanhar as transformações e possíveis contaminações por agrotóxicos que ocorrem no solo. Nesse webinar será apresentado uma breve introdução sobre a técnica, os procedimentos metodológicos e a interpretação dos cromatogramas para análises do solo.

Palestrante: Profa. Ma. Marciana Benevides da Silva (IFBAIANO campus Santa Inês)

Mestra em Química Pura e Aplicada pela UFOB. Possui Licenciatura em Química pelo IF BAIANO Campus Guanambi (2017). Atuou como bolsista no projeto de extensão do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no Território Sertão Produtivo (2017-2018). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes (2014-2017). Possui experiência em Agroecologia e Produção Orgânica. Área de atuação: Química do solo.


14hWebinar: Linguagem e Interações Discursivas no ensino de Química

O Webinar abordará alguns pensamentos teóricos contemporâneos a respeito do processo de comunicação e do uso da linguagem para o ensino e aprendizagem, que ajudam professores e licenciandos em Química a refletir sobre a importância da linguagem e dos intercâmbios entre professores e alunos como elementos facilitadores para a aprendizagem dessa ciência.

Palestrante: Prof. Dr. Bruno Ferreira dos Santos (UESB campus Jequié)Mestre em Química pela UFBA e Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Nacional de Quilmes, Argentina. Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG. Atua como professor nos cursos de licenciatura e bacharelado em Química, e professor credenciado nos Programas de Pós-graduação em Química Analítica, Mestrado Profissional em Química. Coordena a  Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores.


15h – Palestra: O ensino de Química a partir de uma perspectiva sígnica e inclusiva

O objetivo da palestra será o de retratar alguns dos principais aspectos que envolvem a educação especial e inclusiva a partir do olhar histórico da educação das pessoas com deficiências, das produções recentes da área e da importância do estudo do sígno no processo de mediação do conhecimento químico na perspectiva de um ensino de Química para a inclusão.

Palestrante: Profa. Dra. Jomara Mendes Fernandes (UFBA)

Graduada, Mestra e Doutora em Química (Educação Química) pela UFJF. Especialista em Libras e Educação de Surdos pela UNOPAR.  Área de atuação: Formação de professores de química; Educação inclusiva; Semiótica; História da Química.


16h – Webinar: Análise Química de amostras ambientais: métodos, desafios e novas tecnologias.

Neste Webinar será apresentado os principais desafios para a análise química de amostras ambientais com destaque aos aspectos relacionados à natureza da amostra, métodos de preparo, técnicas e tecnologias empregadas, além dos avanços na busca de métodos analíticos mais eficientes e ecologicamente amigáveis.

Palestrante: Me. Floriatan Santos Costa

Mestre em Química Analítica pela UESC. Doutorando em Química Analítica pela UFPR. Possui Licenciatura em Química pelo IFBAIANO – Campus Guanambi (2016). Área de atuação: Desenvolvimento de métodos analíticos para quantificação de elementos traço em amostras ambientais e biológicas empregando técnicas espectroanalíticas e métodos multivariados como estratégia de otimização.


17h – Webinar: Catálise: fundamentos e aplicações

Este webinar tem como objetivo apresentar alguns conceitos e aplicações relacionados a catálise heterogênea. Dessa forma, promover o contato de estudantes a uma área do conhecimento essencial para a sociedade atual, a partir de aspectos científicos e industriais.

Palestrante: Prof. Dr. André Rosa Martins (IFBA campus Porto Seguro)

Possui licenciatura (2007), bacharelado (2009), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Química, pela UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa em Materiais e Catálise e Grupo de Estudo em Formação de Professores. Atuação profissional: Professor de Química Geral e Físico-Química. Pesquisador (temas: materiais, catálise heterogênea, ensino de Química).


19hPalestra de Encerramento (ao vivo): Redesenhando o currículo com metodologias ativas e modelos híbridos.

Esta palestra abordará temas como, metodologias ativas, modelos flexíveis e tecnologias digitais, os quais são componentes importantes para a transformação progressiva e sistêmica das nossas Escolas e IES em comunidades de aprendizagem.

Palestrante:  Prof. Dr. José Manuel Moran (USP)

Professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos, personalização e tecnologias digitais. Foi professor na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro (1989). Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus), Metodologias Ativas de Bolso (Editora do Brasil) e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso), Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus). Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.