O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi sediou nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, o I Encontro sobre Diversidade e Inclusão que teve como tema norteador: Trilhando os mesmos caminhos com olhar diferente e atitudes inclusivas.

O evento foi direcionado aos profissionais e alunos do Instituto Federal Baiano e à Comunidade em geral. A palestra de abertura “O Desafio Da Inclusão no Ensino Superior” foi ministrada pela Prof.ª Dra Marina Helena Chaves Silva (UESB).

No I EDI ocorreram ainda os seguintes Minicursos: O Direito da Pessoa com Deficiência à luz da LBI (Acimarney C. S. Freitas – IFBA), A Diversidade na Sala de Aula: Realidade e perspectivas do Educando Surdo (Maria Antonieta Tigre, UESB), Autismo (Daniela Matos Carvalho e Elizama Oliveira  – Associação Anjo Azul) e Mobilidade e Orientação  (Cymone Martins Cotrim – CEEP Caetité); Mesa Redonda: Diversidade: Desafios da inclusão com a participação de Suely Alves Oliveira (UNEB), Juliana Pereira (Escritora/egressa do IFBAIANO), Prof.ª Mestre Marialva de Souza Teixeira Silva (Colégio Idalice Nunes), Prof.ª Mestre Kleonara Santos Oliveira (UNEB); Relato de pesquisa com o Prof. Dr. Woquiton Fernandes (IFBAIANO) e a Prof.ª Mestre Andreia Reis (IFBAIANO).

O encontro também foi marcado momentos culturais com a participação de Danila Ramos interpretando o Hino Nacional em Libras, a bailarina Karina Galgany com a Coreografia  “A Paz ” de Roupa Nova, Juliana Ferreira com apresentação musical e Otávio Matioli e Natália Costa / voz e violão.

No evento aconteceu ainda, a entrega de Menção Honrosa e brindes aos alunos que foram classificados na Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) que aconteceu no dia 5 de agosto de 2017.