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DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- IF Baiano,Campus Catu torna público para a comunidade a realização do evento 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica – FEMMIC 2014, cujo tema é Ciência e Desenvolvimento para a comunidade. Poderão participar deste evento escolas, campi do IF Baiano, empresas, associações, Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades que desejarem socializar com a comunidade suas produções culturais, artísticas, comerciais, de pesquisa etc. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente no site do evento dentro dos prazos indicados.

1. DOS OBJETIVOS

A 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica do IF Baiano é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC), do IF Baiano, que tem por finalidade incentivar e divulgar o desenvolvimento regional e promover a iniciação científica no ensino fundamental II, médio, técnico e superior, na microrregião e nos demais Campi do IF Baiano.

2. DAS INSCRIÇÕES E CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO

2.1. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do formulário específico disponibilizado no site do evento, conforme categoria de participação.

2.2. Os participantes poderão se inscrever nas categorias:

a)    expositor de produtos culturais, técnicos e tecnológicos, comerciais, entre outros;

b)    ministrante de minicursos e oficinas;

c)    participante de minicursos e oficinas;

d)    apresentador de trabalho científicos;

2.3 Serão fornecidos alimentação e alojamento para estudantes e professores-orientadores, com trabalhos aprovados. A organização do evento não se responsabilizará por deslocamento e/ou diárias para quaisquer dos participantes sob nenhuma hipótese.

 2.4 Da Inscrição na Feira dos Municípios

2.4.1 Esta categoria destina-se a todos os inscritos na FEMMIC que poderão expor seus produtos culturais, tecnológicos, científicos e comerciais, entre outros.

2.4.2 Será destinado um espaço ao ar livre, sala de aula/laboratório, auditório, entre outros, de acordo a característica de cada expositor, a ser detalhada na ficha de inscrição.

2.4.3 Os expositores deverão trazer todo material necessário para a sua exposição.

2.4.4 A instituição não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido aos materiais dos participantes.

2.5 Da Inscrição na Mostra de Iniciação Científica

2.5.1 Ministrantes de minicursos e oficinas

2.5.1.1 Poderão ministrar minicursos professores do Campus Catu, bem como estudantes deste campus, desde que devidamente orientados por um professor.

2.5.1.1.1 Poderão ministrar minicursos professores de outras cidades, com seus respectivos monitores, desde que assumam suas despesas com diárias, hospedagem  e passagem para participar do evento.

2.5.1.2 Serão disponibilizados para os ministrantes de minicursos apenas espaço físico, notebook e datashow, os demais materiais devem ser providenciados pelos ministrantes.

2.5.1.3 A instituição não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido aos materiais dos ministrantes.

2.5.2 Participantes de minicursos e oficinas

2.5.2.1 Esta categoria destina-se a todo o público participante da  FEMMIC 2014.

2.5.2.2 A inscrição para os minicursos e oficinas acontecerão nos dias 05/08/2014 das 13:00 as 16:00 e 06/08/2014, durante o credenciamento do evento.

2.5.3 Apresentação de trabalhos científicos

2.5.3.1 Os trabalhos científicos devem ser inscritos pelos estudantes em uma das seguintes modalidades, obedecendo as áreas/campos de pesquisa:

a)    Ensino Fundamental II, alunos de 7ª e 8ª Séries;

b)    Ensino Médio Básico;

c)    Ensino Médio Técnico;

d)    Ensino Superior.

2.5.3.2 Para inscrição de trabalhos científicos, os estudantes deverão apresentar, obrigatoriamente o plano de pesquisa, conforme modelo disponível no site da FEMMIC 2014.

2.5.3.3 Todos os documentos apresentados na FEMMIC 2014 devem ser escritos pelo estudante e supervisionados pelo orientador.

2.5.3.4 Os trabalhos poderão abordar qualquer área de conhecimento científico ou interligar mais de uma área, adotando como eixo norteador o tema geral da FEMMIC 2014: Ciência e Desenvolvimento para a comunidade.

2.5.3.5 Em cada trabalho poderão inscrever-se até 3 (três) estudantes.

2.5.3.6 Os demais estudantes campi do IF Baiano terão os trabalhos aprovados financiados pelo campus de origem.

2.5.3.7 Para inscrição de projeto científicos no evento, é obrigatório o acompanhamento de um orientador, que deverá ter a formação mínima de técnico e ser maior de 21 anos.

2.5.3.8 Poderão ser submetidos projetos concluídos, em andamento ou com resultados preliminares. No ato da inscrição deverá ser submetido apenas o plano de pesquisa, ou seja, a proposta inicial do projeto. Em caso de aprovação os autores deverão enviar o resumo expandido contendo, pelo menos, os resultados preliminares do projeto.

2.5.3.9 Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôsteres em dia e horário, estabelecidos na programação do evento.

2.5.3.10 As atividades da FEMMIC 2014 obedecerão ao seguinte cronograma, podendo este ser alterado sem aviso prévio:

ATIVIDADES DATA
Período de inscrição de projetos 15 de março a 20 de junho
Divulgação dos projetos aprovados A ser divulgado
Divulgação da lista de minicursos e oficinas da FEMMIC 2014 A ser divulgado
Credenciamento no evento 05 e 06 de agosto de 2014
Inscrição em minicursos e oficinas 05 e 06 de setembro de 2014
Envio dos arquivos (pôsteres p/ impressão) A ser divulgado logo após a publicação dos projetos aprovados
FEMMIC 2014 05 a 09 de agosto de 2014

3.  NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

No momento da inscrição os autores devem submeter APENAS o Plano de Pesquisa, conforme orientações do item 3.1. disponível a seguir. Após a publicação dos projetos aprovados, os autores deverão enviar o Resumo Expandido do projeto em conformidade com as orientações descritas no item 3.2 das normas da FEMMIC 2014.

3.1 Normas para o plano de pesquisa

3.1.1 O Plano de pesquisa deverá ser digitado no mesmo arquivo .doc que possui o modelo do resumo expandido. As páginas 2 e 3 estão reservadas a esse fim e já possuem os campos a serem preenchidos para o plano de pesquisa.

3.1.2 O plano de pesquisa não deve conter imagens e gráficos.

3.1.4. O plano de pesquisa deverá conter os seguintes tópicos: resumo, objetivos, metodologia, referências bibliográficas.

3.2 Normas para o resumo expandido

3.2.1 O resumo deverá ter o mínimo de 3900 caracteres com espaço e o máximo de 4300 caracteres com espaço;

3.2.2 O resumo só será aceito conforme modelo disponibilizado abaixo. O autor do trabalho deverá digitar em cima do formulário, pois, este está formatado conforme o modelo solicitado;

3.2.3 O resumo deverá conter introdução, descrição dos materiais e métodos (metodologia), resultados ou resultados esperados, conclusão e referencias;

3.2.4 O resumo poderá conter imagens e gráficos não ultrapassando uma página.

OBS : Informamos que na submissão de trabalhos deverão ser encaminhados o Plano de Pesquisa e o Resumo. Os modelos dos dois documentos estão em um único arquivo e disponíveis aqui. Tal medida foi tomada em virtude da prorrogação do prazo de inscrição de trabalhos.

 

3.3 Da apresentação dos pôsteres:

3.3.1 O pôster deverá ter, obrigatoriamente, as dimensões de 0,80m x 1,20m, obedecendo o modelo a ser disponibilizado oportunamente.

3.3.2 Nos locais de exposição, em todo o momento de atividades do evento, deverá haver pelo menos um integrante da equipe, o qual será responsável pela apresentação do trabalho para o público. Para tanto é sugerido o rodízio entre os componentes da equipe.

3.3.3 Na apresentação, os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, uma dupla de avaliadores (devidamente identificados) de acordo com critérios dispostos no capítulo 8 deste Regulamento. Neste momento, não será permitida a presença do professor orientador e é obrigatória a presença de pelo menos um dos estudantes inscritos no evento.

3.3.4. O modelo do banner que deverá ser utilizado pelos finalistas da FEMMIC 2014 será disponibilizado no site do evento. A confecção, impressão, traslado e fixação do banner no local do evento será de responsabilidade dos autores, cabendo à organização do evento indicar o espaço destinado a cada finalista na FEMMIC 2014.

 

4  CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS        

4.1 Critérios de aprovação dos trabalhos científicos

4.1.1 Cada trabalho submetido será avaliado por uma comissão avaliadora, composta por 3 (três) professores do IF Baiano e outras instituições de ensino, convidada pela Comissão Científica da FEMMIC 2014.

4.1.2 Os trabalhos, de todas as categorias, serão avaliados numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) e classificados de acordo com a média dos pontos obtidos na avaliação. Desses, 6 (seis) pontos destinam-se a avaliação do resumo expandido, 4 (quatro) pontos destinam-se a avaliação do plano de pesquisa.

4.1.3 A média mínima para a aprovação é de 6 (seis) pontos.

4.1.4 Os trabalhos aprovados serão ranqueados segundo a nota recebida dos avaliadores, desse total 50% serão avaliados para premiação.

4.1.5 O resumo expandido, diário de bordo e o plano de pesquisa serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:

  • O estilo da redação respeita os padrões da escrita científica?
  • O projeto é original e demonstra criatividade na questão que levanta?
  • A definição do problema está clara e enfoca um problema relevante?
  • As fases do trabalho ou os procedimentos descritos são adequados aos objetivos da pesquisa?
  • Os resultados estão claros e são suficientes para sustentar as conclusões?

       -> Acesse aqui o arquivo contendo o Barema a ser utilizado pelos avaliadores.

4.2 Critérios de premiação dos trabalhos científicos

4.2.1 Os trabalhos classificados para fins de premiação, serão avaliados no momento da exposição do pôster por 3 (três) avaliadores, que atribuirão nota numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). Desses, 6 (seis) pontos destinam-se a avaliação da exposição oral, 3 (quatro) pontos destinam-se a avaliação do pôster e 1 (um) ponto destina-se a avaliação do diário de bordo.

4.2.2 Para a composição da nota final do trabalho, será realizada uma média entre a nota obtida no momento da aprovação e a nota obtida  no momento da apresentação.

4.2.3 A exposição oral será avaliada de acordo com os critérios abaixo:

  • A apresentação oral foi clara e explicita o objetivo, procedimentos e conclusões do trabalho?
  • Todos os alunos entendem e estão aptos a explicar os diferentes aspectos do projeto?
  • Os estudantes identificam que a pesquisa pode ser continuada? E como?
  • Plasticidade do estudante ao responder as perguntas do avaliador

4.2.4 O pôster será avaliado de acordo com os critérios abaixo:

  • Formatação de acordo com o modelo disponibilizado pela FEMMIC 2014.
  • O uso adequado do pôster para a apresentação.
  • Disposição dos elementos gráficos no pôster.

4.2.5 O diário de bordo será avaliado de acordo com os critérios abaixo:

  • Registro de datas e locais de investigação
  • Registro das atividades realizadas (entrevistas, experimentos etc.)
  • Grau de detalhamento sobre o andamento da pesquisa.

 

5. DAS PREMIAÇÕES

5.1. Os melhores trabalhos científicos serão avaliados, de acordo com os critérios, designados na seção anterior, e premiados com os seguintes prêmios:

a)    Bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes do ensino Fundamental II, Médio e Técnico;

b)    Indicações para a XVII Feira Ciência Jovem que ocorrerá em Recife Pernambuco;

c)    Indicações para a FEBRACE 2015 que ocorrerá na USP- SP

d)    Indicações para a MOSTRATEC 2014 que ocorrerá em Novo Hamburgo- RS;

e)     Premiações dos nossos patrocinadores

f)    Prêmio Melhores Resumos: Destinados a todos os estudantes de qualquer categoria. Os 20 (vinte) melhores resumos aprovados na 12ª FEMMIC terão publicação na Revista Ciência Jr.

 

6. DOS CERTIFICADOS E DAS DECLARAÇÕES

6.1. Os certificados dos trabalhos dos participantes da FEMMIC 2014 serão disponibilizados online no sistema da FEMMIC 2014 em, no máximo 15 dias, a contar do término do evento.

6.2. Não serão conferidos certificados impressos sob nenhuma hipótese.

6.3 As declarações e ou atestados de participação no evento poderão ser solicitados na sala da Coordenação Geral da FEMMIC 2014, no decorrer o evento.

6.4. Os anais eletrônicos da FEMMIC 2014 servirão como comprovante para orientadores e demais autores do evento e poderão ser baixados do site do evento, logo após o seu término.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários.

7.2 Qualquer atividade que desvirtue o sentido e os objetivos da FEMMIC 2014 será submetida à apreciação das Comissões Organizadora, a Comissão Avaliadora ou Comitê Científico.

7.3 A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários.

7.4 A instituição não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido aos materiais dos participantes, ou seja, fica sobe a responsabilidade dos participantes zelar pelo seu material.

7.5 Para maiores informações, entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail: femmic2014@gmail.com ou telefone (71) 3641-7920 (Núcleo de Extensão do IF Baiano) ou dirigir-se ao IF Baiano/Campus Catu, situado à rua Barão de Camaçari, 118, Centro, Catu – BA.

 

12ª FEIRA DOS MUNICÍPIOS E 3ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA BAHIA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano