´ FEMMIC - 2011 » O Evento

Com a criação dos Institutos Federais pelo governo do ex-presidente Lula, a educação no Brasil ganha um novo reforço não só no ensino, como na pesquisa e na extensão. A educação,mais do que nunca, passa a ser vista como elo determinante na formação da sociedade e do desenvolvimento econômico e social.

Dessa forma, o incentivo ao desenvolvimento intelectual dos estudantes e professores no âmbito da pesquisa e da tecnologia, são necessários na educação básica e tecnológica para que tenhamos pesquisadores mais capazes  a posteriori nas Universidades.

Nesse prisma, a 14ª Feira dos municípios e a 4ª Mostra de Iniciação Científica do IFBaiano é uma iniciativa dos Núcleos de Pesquisa e Extensão do Campus Catu, que tem por finalidade incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior da microrregião onde se localiza o Campus Catu e nos demais Campus do IFBaiano.

Esse empreendimento visa incentivar professores e alunos da região a entrarem no mundo da pesquisa, através do desenvolvimento de projetos durante o primeiro semestre que possam ser apresentados durante o evento.

O tema “Ciências no Cotidiano” foi pensado na perspectiva de que os estudantes e professores pudessem relacionar o que aprenderam e pesquisaram no meio escolar/acadêmico, com seu dia-a-dia. Desta forma, o objetivo é a popularização das ciências de dentro para fora do ambiente escolar, levando também ao cidadão comum, uma vez que a 14ª FEMMIC será aberta para o público em geral.

 

 

12ª FEIRA DOS MUNICÍPIOS E 3ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA BAHIA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano