O Primeiro Encontro de Saberes é um projeto que foi criado para formatar vários outros eventos ligados a pesquisa e extensão existente no Instituto Federal Baiano – Campus Teixeira de Freitas em um só momento, viabilizando a logística de execução dos mesmo. O encontro tem em sua estrutura: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o V SEPEX – Seminário de Pesquisa e Extensão, a IV Semana de Arte e Mostra Cultural, o Projeto Integrador de ADM e o Projeto Interdisciplinar em Humanidade e Letras.

O Encontro vai acontecer de 16 a 19 de outubro de 2018, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Teixeira de Freitas.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.

O V SEPEX tem como finalidade divulgar o conhecimento historicamente sistematizado e debater acerca de questões do ensino, da pesquisa e das atividades extensionistas que o instituto e os sujeitos sociais realizam. Além da programação técnico-científica, o seminário tem se constituído em um espaço de apresentações de projetos artístico-culturais coordenados pelos docentes do IF Baiano e da comunidade regional. Serão organizadas ainda espaços para demonstração de projetos de pesquisa, ensino, pesquisa e extensão.

A VI Semana de Arte e Mostra Cultural tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e comunidade do extremo sul baiano, proporcionando um espaço para divulgação e reflexão das produções artísticas e culturais. Em 2018, o evento contará com espaços para a realizações de oficinas, minicursos e apresentação de projetos.

Projeto Integrador do Curso de Administração tem o objetivo de integrar as diversas áreas do conhecimento, partindo do princípio da interdisciplinaridade e da aprendizagem significativa, possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica dos conhecimentos, além de fomentar a inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades no mundo do trabalho.

Projeto Interdisciplinar em Humanidades e Letras tem a finalidade de pensar e realizar atividades que possibilitem a integração e articulação das áreas de conhecimento em administração, agropecuária e florestas. As turmas são agregadas em grupos e orientados por dois docentes com o objetivo de realizar um trabalho final em que seja possível observar no processo e no resultado a interdisciplinaridade pretendida.

 1encontro-saberes-teixeira-marcas